segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Quem inventou ...O amor ?




Esta frase: "Quem inventou o amor, me diga por favor...’’é da música do CD de Renato Russo chamado:’’Antes das seis’’. Eu a ouvi por várias vezes, enquanto estava ontem escrevendo aqui no Blog. E senti uma vontade de falar sobre o ‘’amor’’, ‘’quem o inventou‘’, "explicar por favor’’ de uma forma terapêutica.


Já falei sobre a vida de Renato Russo, o filme ‘’Somos tão Jovens’’ e por ter feito uma viagem ao meu passado. Hoje quero falar um pouco sobre esta música. Não sou ‘’dona da verdade’’, mas quero falar do meu’’olhar terapêutico‘’sobre o amor.


Por ser terapeuta ocupacional sempre procuro ‘’olhar com outros olhos’’ tudo que leio e ouço, tudo que vejo e sinto, tudo que sonho e realizo. Não vou falar de ninguém, especificamente, mas vou apenas deixar-me ‘’navegar na harmonia da sua melodia’’.


Vamos lá !

Uma reflexão terapêutica sobre a música ‘’Antes das seis’’ de Renato Russo’’ do Álbum: "Legião Urbana-Mais do Mesmo’’. Achei-a tão cheia de vida,de sentimentos em pequenos trechos,mas grandes de sentimentos.

Como havia dito, não ‘’sou dona’’ da verdade e nem vou falar de ninguém então, meus amigos que me acompanham aqui... Fiquem ‘’frios’’(rs). Nada tem haver com vocês, de suas vidas e sonhos, até porque sou terapeuta ocupacional é já ouvi de tudo um pouco sobre o amor.De encontro com horas marcadas e desencontros com hora marcada também!

A estrofe‘’Quem inventou o amor? Me explica por favor’’, faz-me pensar que o amor deve ter sido criado por quem de repente descobriu que aquela sensação ‘’sem razão’’ apareceu do nada, sem antes nunca ter existido. 

‘’Quem inventou o amor? Me explica por favor’’ provavelmente descobriu-se diante do outro, porque o amor é assim!Ele nos faz ser melhor. Ter sentimentos nunca sentidos. Não de posse, mas de ‘’querer bem’’. Aquele momento único de duas pessoas que são uma só. O inexplicável tendo explicação. A desorientação dos sentidos,mas a orientação certa em direção ao outro coração.É muito bom, por isso não tem explicação...Não me peça para explicar porque é infinito o amor !

‘’Vem e me diz o que aconteceu...Faz de conta que passou’’Quando se ama, não há explicação.Tudo acontece, mas não dá para dizer o que aconteceu. As palavras se perdem no tempo e acabam sendo atemporais. Querer fazer de conta que passou, mas impossível esquecer o que passou.

‘’Daqui vejo o seu descanso... Perto do seu travesseiro... Depois quero ver se acerto... Dos dois quem acorda primeiro’’. É acordar sem nunca ter dormido.É sonhar, realizando-se. È querer competir  sem ganhadores por quem da mais carinho, quem fala mais juras de amor. È querer acordar antes só para dizer ‘’não consegui dormir.O amor faz muito barulho’’, mesmo tendo dormido.

‘’Enquanto a vida vai e vem... Você procura achar alguém...
Que um dia possa lhe dizer... Quero ficar só com você’’. Os dias passam, sem hora e tempo para começar ou terminar.Até o dia que você encontra alguém.Por acaso,do acaso, sei lá, mas ele veio é o que importa.

Compromisso sem ‘’papel passado’’, mas assinado com a fidelidade ‘’quero ficar só com você’’. Duas almas gêmeas que não se completam, pois são completas.Por isso,não criam dependência uma da outra.São livres porque, o amor não pode ser aprisionado, porque ele é livre para amar.

Pois bem: ‘’Quem inventou o amor?’’Deve ter sido Deus, porque só Deus o criaria para entrelaçar duas pessoas que se querem tão bem.Que lutam,sem guerra para serem melhores, uma para a outra e juntas para o mundo.

Só Deus para unir, quem nunca quer ficar dividido. Para somar, quem um dia foi sozinho, mas sem perder a sua identidade, sem mudar a sua personalidade porque, o amor não muda você, ele simplesmente realça o que você é...
Quem um dia...Eu e você encontre o amor...

É para você?? ...’’Quem inventou o amor?’’



’Quem inventou o amor? Me explica por favor/


Quem inventou o amor? Me explica por favor/


Vem e me diz o que aconteceu/


Faz de conta que passou/


Quem inventou o amor? Me explica por favor/


Daqui vejo o seu descanso / Perto do seu travesseiro/


Depois quero ver se acerto / Dos dois quem acorda primeiro/


Quem inventou o amor? Me explica por favor/


Quem inventou o amor? Me explica por favor/


Enquanto a vida vai e vem / Você procura achar alguém/


Que um dia possa lhe dizer / Quero ficar só com você/


Quem inventou o amor?





 Alda de Cássia 

*Imagem : Facebook