segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Papachibe é bem assim...


Quando uma criança é danada dizemos: ’’Ele dá nó em trilho’’ ou ‘’ Bombom de alho’’(rs).Quando a pessoa é teimosa:’’É carne de pescoço’’. 

Aqui no Pará dizemos: ’’Pai D´égua’’ quando queremos dizer que algo é bom. Ou dizemos: ’’Tá cheirosooo’’ quando alguém quer nos enganar.

Oh,’’dona meninaaaa’’, já ia esquecendo, que aqui em Belém temos uma das paixões dos Paraenses...O RE x PA representa os times do Leão e do Paysandu, em jogos de campeonatos Estaduais.Todos os jogos são motivos de ‘’zoeira’’.

Os jogos geralmente ocorrem no Estádio do Mangueirão devido ao grande número de torcedores. Os jogos sempre chegam a ter mais de 30 mil torcedores gritando e torcendo.

Ah, sem desmerecer a Tuna que também, é um time de grande expressão aqui no Pará que até já teve um time formado por anões, os chamados ‘’Gigantes’’, as rivalidades entre Remo e Paysandu dão muita ‘’chacota’’.

Quando nós remista queríamos  (Queremos ainda!)  ‘’cutucar’’ os bicolores (Paysandu) dizíamos: ’’O Remo vai dar uma peia em vocês amanhã!”E eles respondiam: ’’Vocês não têm série! ’’. E quando escutava isso, dizia logo: ’’Pelo menos não estamos estudando para passar de ano. Estamos de férias!’’(rs)

Lembro-me de um jogo em que o Paysandu ganhou de 6 x 0 do Princesa, time do Estado do Amazonas e eu disse para uns bicolores meus amigos:’’Vocês também jogaram com a Rapunzel, a Bela Adormecida e companhia das bonecas só podia dar nisso!’’(rs) Aqui em Belém chamamos pessoas como eu de ‘’secadoras’’(rs)...Uhhhhhuuu...Sou secadora mesmoooo! kkkk

Conheço dois médicos... eles sempre dizem  quando quererem brincar com seus pacientes: “Vai com Deus e com a pomba do Divino” e outro médico diz: “Todos merecem” quando eu dizia “Ninguém merece!”.

Tem os que “batem na madeira” quando alguém diz algo ruim e ele não quer atraia. Ah! lembrei ... Tem quando você fala uma palavra ao mesmo tempo que a outra pessoa e você procura a “cor verde” para pegar. Com o intuito de “segurar a sorte para você”.

Aqui no Pará, quando sua “mão coça” as pessoas costumam dizer: “Vem dinheiro por aí”. Então, a pessoa “bate três vezes na mão” dizendo: “Quem me der, não se arrependa. 

Quem me der, não se arrependa. Quem me der, não se arrependa. E depois coloca a mão de baixo do axilas para segurar a sorte”.

Ah! Tem quando você fala de alguém que você gosta e a outra pessoa diz: “Cuidado que você vai acabar, com ele” e você diz: “Dessa água não beberei”.

Epaaaaaaaaa!!! Já estava esquecendo ...quando marido e mulher brigam dizem: “Ninguém mete a colher em briga de marido e mulher”. E quando algumas mulheres querem que o homem vá embora após uma briga, elas dizem: “Pega o beco”, “Rasga” ou dizem “Toma sumiço da minha vida”.

E você? Tem algum significado metafórico para nos contar?Compartilhe com a gente!!


 Alda de Cássia