segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Você sabe sobre o budismo?



Hoje, vou falar sobre o Budismo! Não somos budistas, mas sou estudiosa de religiões e busco compreendê-las, já que trabalho com pacientes hospitalizados como Terapeuta Ocupacional e preciso conhecer o que pensam sobre a doença, o adoecer e a morte.

O que é o Budismo? É uma religião que nasceu no oriente, mas que veio para o Brasil através da colônia japonesa, que vê na meditação o encontro com a iluminação.

A busca de várias correntes religiosas reforça a necessidade do homem de fugir, do materialismo que prega o dinheiro como necessidade básica para alcançar a felicidade.

Infelizmente, conhecemos pessoas que, ‘’quanto mais tem dinheiro, mais querem’’, porque assim pensam em ter prestígio na sociedade e serem aceitas, já que não se aceitam como são.

Sempre digo: ’’Dinheiro deve ser consequência do trabalho e não prioridade, e, por isso é que existem muitas pessoas que podem comprar quase tudo que desejam, mas são ‘’zumbis’’ em busca de serem aceitas pelo outro’’.

Pois bem, falar sobre Budismo e sobre Buda requer falar sobre as 4 nobres verdades. Estas podem definir o que o Budismo prega como proposta para atingir o Nirvana,a iluminação.

*    A verdade do sofrimento
                 (Dukkha)

‘’Constata que o problema, o sofrimento, é inerente a toda forma de existência. Ele é causado por vários fatores e temos que aceitar que todos somos fadados a nascer, crescer, envelhecer e morrer.’’

*    A verdade da origem do sofrimento
                         (Samudaya)

‘’Constata a causa do problema, que são os sentimentos baixos, como a ignorância, o desejo e a ganância. O sofrimento ainda pode vir da ignorância do que o budismo chama 'Três Características da Existência, que são: nada no mundo concreto é independente de si mesmo; tudo está em constante mudança e nada é permanente; e nada pode ser concluído de forma absolutamente definitiva.’’

*    A verdade do fim do sofrimento
                (Nirodha)

‘’Constata que o problema pode ter fim, ou seja, o sofrimento pode ser eliminado desapegando-se do desejo e de tudo o que for inerente do mudano. Desta forma, o indivíduo está livre para chegar ao nirvana, onde o sofrimento não existe e poderia-se transcender as Três Características da Existência. ’’
            
*    A verdade do caminho par o fim do sofrimento
               (Margha) 

 ‘’Constata qual a maneira de se chegar ao nirvana, que é chamado de Caminho do Meio ou Nobre Caminho Óctuplo. Ele recebe este nome, pois propõe a temperança, e evita soluções extremas, ou seja, nem uma vida de miséria, tampouco uma entregue aos luxos.’’

Pensamentos de Buda:

*    ‘’O que somos hoje é resultado de nossos pensamentos de ontem e nossos pensamentos presentes determinarão nosso futuro’’.

*    ‘’A cada ação praticada, experimentamos um resultado similar’’.


*    ‘’O segredo da saúde está em não se lamentar pelo passado nem se preocupar com o futuro, mas viver sábia e seriamente o presente’’.

*    ‘’A paz vem de dentro de você. Não a procure à sua volta’’.


*    ‘’Não existe concentração sem sabedoria, nem sabedoria sem concentração. Aquele que tem ambos está mais próximo do nirvana’’.

Alda de Cássia 


*Imagem:A soma de todos os afetos