sábado, 19 de agosto de 2017

Livro: Aprenda do Grande Instrutor


Hoje, compartilho um livro que recebi de uma paciente que era testemunha de Jeová e que estava internada devido a um AVCI (acidente vascular cerebral isquêmico), ou como popularmente diz, ela teve um derrame.

 O AVCI é causado pela falta de oxigênio em uma área do cérebro, o que diríamos devido a uma obstrução de uma artéria. No caso da paciente, foi devido a um aumento da pressão arterial associada a falta de uma dieta adequada, problemas familiares e tabagismo.

Pois bem, de uma maneira bem acessível, ela teve perda de movimentos de um lado do corpo (ex: braço e perna esquerda), alteração da fala (ex: não se fazia entender quando falava o seu nome) e alteração no andar (ex: caía quando colocado de pé)

Diante disso, ela estava emocionalmente fragilizada. Assim, durante as atividades de resignificação quanto á doença e o adoecer e de atividades autoexpressivas, treinos de AVD´S(atividades de vida diária) e até de contação de histórias, ela pediu para a filha pegar ‘’algo’’ que ela apontava insistentemente.

O que era? Este livro "Aprenda do Grande Instrutor", que era o seu livro de estudo já que ela era testemunha de Jeová. Ela fez sinal com a boca para perguntar se eu aceitaria o presente e é claro que não só aceitei como agradeci e li por sinal.

Vamos lá!

O que a leitura do livro despertou em mim? Não só um novo olhar como a agregação de novos conhecimentos o que de fato enriqueceu meus conhecimentos sobre esta religião que desconhecia em seus princípios. Aqui cito:

ü ‘’O nome de Deus é chamado de Jeová’’;
ü ‘’Jesus era filho espiritual de Deus, um anjo’’
ü ‘’Jeová coloca a vida do seu filho espiritual dentro de Maria para que Jesus pudesse nascer como bebê na terra’’
ü ‘’A doença algumas vezes vem do erro das ações e do pecado existente’’
ü Não comemoram o nascimento de Deus e nem aniversários.
ü Não recebem transfusão de sangue.

Enfim, independente de acreditar ou não, é preciso respeitar toda religião, pois somos filhos de um mesmo Pai e Ele não nos vê com olhos de indiferença e não escolhi filhos e sim os elegeu como filhos.

Bjs,
Alda de Cássia

*Imagem: Estante Virtual