sábado, 11 de outubro de 2014

Trasladação- Renovação de Fé...Um'' mar de gente''!Salve Nossa Senhora da Berlinda!!

Ops...Sei, sei é madrugada, mas não poderia deixar de compartilhar, o fim de mais uma Trasladação...Este momento é tão especial! Por isso, vamos colocar vídeos e fotos do encontro do povo Paraense com Nossa Senhora de Nazaré.

Ah! Muitos turistas em nossa cidade das mangueiras participaram deste encontro também!


Foram mais de 4 horas de Trasladação. Eu e "mana abençoada" chegamos exaustas, mas felizes por termos completado o percurso do Colégio Gentil Bittencourt até à Catedral de Belém. Amanhã sai a grande procissão do Círio de Nazaré.






                         Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré sendo saudada pela cantora Paraense Fafá de Belém e seus convidados especiais. O padre Fábio de Melo participou da homenagem à Virgem de Nazaré.




             A berlinda já chegando na metade do percurso até à Catedral de Belém.






           Mais uma Trasladação...É hora da despedida. Até breve! Amanhã o Círio de Nossa Senhora de Nazaré volta às ruas de Belém...DAQUI A POUCO !!



                                                    Fotos :












                         Bjs,

                        Alda


Belém-do-Pará está em Festa!

Hoje à noite eu e a "mana abençoada" voltaremos às ruas da nossa querida Belém do Pará. Sim, será mais uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

Ops! Desculpe! Esqueci de dizer que é a noite que antecede o Círio de Nazaré, que ocorre todos os anos, no segundo domingo do mês de outubro.

Ah, tenho que fazer o registro do Círio Fluvial, onde mais de 500 embarcações percorreram um trajeto de mais de 17 km, pela Baía do Guajará, ‘’que circunda a capital paraense’’. Fazendo parte de mais uma homenagem, sendo esta dos ribeirinhos, pescadores principalmente, que agradecem as graças recebidas pelo ‘’peixe de cada dia’’.

  Fonte e ilustração: http://bit.ly/ZTZacN 

Quando chega a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, na Escadinha do Cais do Porto, ela é recebida com honras militares e retirada do navio da Marinha do Brasil pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, e colocada em sua berlinda.

Após ser atrelada à berlinda, ela sai em uma moto romaria, acompanhada por milhares de motocicletas que a levaram até o Colégio Gentil Bittencout,  para à noite sair em um trasladação até a Catedral da Sé.
                 
Milhares de motociclistas lotaram a av. Presidente Vargas, em Belém.  (Foto: Thais Rezende/ G1)
    Ilustração: http://glo.bo/1sn1gwd

Tive a oportunidade de ver, mais uma vez, a passagem de Nossa Senhora de Nazaré, nessa linda homenagem.

Havia saído do hospital, após mais um dia de trabalho, o qual foi atípico, porque estava ansiosa para que chegasse a informação pela "mana abençoada" de que começaria a moto romaria.

Bom, quanto à Trasladação, quero deixar minha experiência como devota de Nossa Senhora de Nazaré.

Todos os anos, eu e a "mana abençoada" esperamos a passagem da berlinda, ao lado da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

Ao vê-la, ficamos muito emocionadas, como todos que ali estão. Elevamos as mãos para o alto, pedindo e agradecendo pelas graças alcançadas.


                          Ilustração: http://bit.ly/1EFreQJ

Momento único, que transcende o significado da palavra ‘’fé’’. Estamos todos ali, reunidos por amor à nossa padroeira e rainha da Amazônia.

Todos caminham lado a lado. É preciso chegar à Catedral da Sé. Músicas são cantadas como louvor de agradecimento: ’’Maria de Nazaré’’, ‘’Nossa Senhora da Berlinda’’, ’’Vós sois o lírio mimoso’’, entre outras.

Frases de incentivo aos romeiros da corda como: ’’Nossa Senhora pode esperar a tua corda vai chegar’’ ; ‘’Puxa,puxa, puxa"... ’’ Viva Nossa Senhora de Nazaré!’’. São gritadas e acabam por dar coragem aos romeiros a continuar em frente mesmo diante de tanto calor, cansaço e sede.
         

                           Ilustração: http://bit.ly/1EFreQJ


Descalços, colado um no outro, os romeiros disputam espaço, segurando uma corda que mede cerca de 400 metros na Trasladação e outros 400 no Círio.

Todos buscam espaço para puxar a corda. Pés em ritmo de caminhada, mas em passos bem curtos. Uma mão segura a corda e a outra, durante o traslado, se eleva agradecendo à Nossa Senhora, na hora dos fogos de artifícios.
                  
                            Ilustração: http://bit.ly/1EFreQJ

A sensação nesta hora, é que todos estão tocando o céu. A tradicional sirene do Jornal ‘’O Liberal’’ toca avisando que é hora dos estivadores homenagearem nossa Padroeira.



                            Ilustração: http://bit.ly/1EFreQJ

Por fim, a berlinda chega à Catedral da Sé, todos os romeiros exaustos jogam-se no chão com a felicidade da promessa cumprida e nós, devotos, vamos para casa esperar para que às 5 horas da madrugada possamos estar perto mais uma vez da nossa mãe ‘’Nazinha’’.
                            


                       Ilustração: http://bit.ly/1EFreQJ

Antes de terminar o bate-papo de hoje,quero compartilhar com você,um momento único.Fotos e vídeos da moto romaria de hoje!A chegada da Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré a Escadinha que foi filmada pelo meu colega de trabalho, o enfermeiro Carlos e o segundo, por mim após a passagem da ''Nazinha''.


As fotos foram tiradas por mim e pela ''mana abençoada''!Espero que você consiga renovar sua fé, como cada um de nós renovamos hoje!


                                                      Fonte;Carlos



                                                          Fonte;Alda


                                                                  Fotos
  











                                                  Fonte: Vi


Amanhã,o bate-papo será sobre o Círio de Nazaré, uma das maiores Festa Religiosa do Mundo.

Bjs,
Alda