quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Homenagem ao pai da Mafalda!

 

Quem gosta da garotinha cheia de personalidade chamada Mafalda vai gostar deste livro: 10 anos com Mafalda. É uma coletânea que reproduz as tirinhas publicadas pelo inesquecível cartunista argentino Quino. Aqui no Brasil foi publicado pela Editora WMS Martins Pontes, no ano de 2010.

A apresentação é bem diferente! Começa com uma entrevista com o idealizador da Mafalda, o Quino, que fala sobre vários temas, alguns polêmicos na época da criação da personagem, como a Guerra Fria, mas também revela o motivo para não mais produzi-la, mesmo com pedidos e mais pedidos dos fãs.

Mafalda é questionadora e, algumas vezes, malcriada – do ponto de vista de uma criação mais tradicional. Seu alvo preferido é o pai, que tenta escapar de suas investida e questionamentos incomuns para uma menina de 6 anos de idade.A mãe é criticada por se resignar a ser somente dona de casa.Os amigos da Mafalda estão presentes, e foram criados quando Quino já não sentia prazer em desenhar somente a personagem Mafalda.



E chegou o momento em que se cansou, pois dizia que passava muito tempo desenhando as tirinhas. Por isso, não podia desfrutar por mais tempo a companhia de sua esposa. Segundo Quino, a Mafalda o deixava cada vez mais longe da família. Além disso, a conjuntura social mudou... a juventude mudou... o mundo mudou...

Vale a pena ler!
Descanse em Paz!

Alda de Cássia

Revisão do texto : Sylvia Calandrini  

Super dica de filme: Escritores da Liberdade



Um filme que vai levar você a rever todos os seus conceitos sobre ensino-aprendizado,  assim como descobrir que a leitura pode mudar o modo de pensar, agir e refletir sobre a vida.


O filme foi baseado em fatos reais, tendo como atores principais Hilary Swank e Patrick Dempsey, com a  atriz Hilary Swank, que já foi vencedora de 2 Oscar.

O cenário é uma escola, onde alunos vem, na grande maioria, de lares onde a violência e o abandono afetivo os fazem lutar pela sobrevivência, o que os leva a participar de gangues.

Uma professora chega e descobre que os alunos só precisam de incentivo e uma boa dose de boas leituras e vivências literárias para aprender.

Após vivenciar os conflitos entre os alunos dentro da sala de aula, ela resolve dar a eles um diário, e, assim os incentiva a escrever um pouco de suas vidas.
No final... Ops, quase que conto!(rs)

Só posso garantir,  que não existe poder mais poderoso que os livros para libertar mentes presas pelo medo do futuro...

Super dica de hoje!


Alda de Cássia 

*Imagem : Arquivo Pessoal