quinta-feira, 10 de agosto de 2017

''Conhece-te a ti mesmo"







Assisti uma palestra  ministrada pela  professora Lúcia Helena Galvão sobre o tema ‘’A Filosofia como Arte de Viver nos Dias Atuais’’. De todas as suas reflexões ‘’tirei’’ uma para reflexão hoje aqui no Blog.

Qual?Sobre a ‘’Solidão’’, onde ela disse: ‘’A solidão é o abandono de si ‘’ e a ‘’falta de nós mesmos’’. De fato,sempre digo que algumas pessoas estão diante de uma multidão,mas estão sozinha de si’’.Não é verdade?

Diante de suas reflexões lembrei-me de uma paciente que foi hospitalizada com um possível diagnóstico de ‘’AVC – acidente vascular cerebral’’ e após uma tomografia comprovou-se que ela não havia tido um AVC, já que deu normal o seu exame.

Durante as sessões terapêuticas, descobri que ela não conseguia lidar com a sua vida, ou melhor, com suas emoções, diante da relação intrapessoal em seu ambiente de trabalho e na universidade como estudante.

Pois bem, após a alta médica e da terapia ocupacional, ela foi orientada a procurar atendimento psicológico devido o seu contexto relatado durante as sessões.

Enfim, deixei como mensagem final: ‘’ Um grande filosofo chamado Sócrates dizia: ‘’Conhece-te a ti mesmo’’.Então, busque a sua identidade, pois você não é um código de barras e viva em toda a sua potencialidade’’.

Bjs,
Alda de Cássia 

*Imagem: Luzdegaia.net