sábado, 30 de maio de 2015

Livro: Vale a pena perdoar?


Li recentemente o livro "Vale a pena perdoar?" A autora é a irmã Maria Nellie Guimarães, da editora Raboni.

Fala sobre o poder do perdão. A necessidade de perdoar, se livrar de sentimentos como a mágoa, ódio e a raiva. Além disso, ressalta  as consequencias que o não perdão pode causar em uma pessoa.

Sempre digo que é preciso se livrar dos sentimentos que adoecem o corpo. Sabe, até fiz uma pesquisa entre minhas pacientes que tinham câncer de pâncreas e descobrir que a grande maioria possuía uma raiva tão enraizada, que diante da autodescoberta de si, nas atividades terapêuticas ocupacionais, elas mesmas ficavam ‘’sem palavras’’.

Guardo sempre boas lembranças. Da minha formatura em Terapia Ocupacional, do meu primeiro emprego, das reuniões em família no final do ano e até da primeira vez que meus contos foram publicados no Portal revelar Talentos (www.revelartalentos.com.br).

Confesso, que digo sempre que, ao ver algumas pessoas guardarem mágoas de seus desafetos, fico pensando o quantos eles guardam ‘’lixo tóxico’’ em seus corações e que um dia pode fazê-los adoecerem psicologicamente.

A felicidade reside em pequenos momentos felizes!

No livro a irmã Maria diz:

‘’Existe boa evidência de que há uma conexão muito natural entre grande parte de nossas doenças e nossa saúde espiritual e emocional. Por muitas razões humanas podemos constatar que a doença física pode simbolizar uma enfermidade mais profunda na pessoa humana’’.

O perdão, então, se faz necessário. Sem ele vamos nos tornar pessoas amargas e sem paz de espírito buscando nos bens materiais e na competição de querer provar ‘’’que é melhor que o outro’’, com a falsa ideia de esquecimento dar dor latente.

Veja que bela reflexão da autora sobre o ato de perdoar:

‘’Quando pudermos orar por alguém, estamos absolutamente certos de que perdoamos, porque orando por alguém pedimos ao senhor que lhe conceda tudo de bom. Amar é desejar o melhor para uma pessoa e fazer o que for razoavelmente possível para que tudo de bom lhe seja concedido.

A definição de amor e oração, neste caso, é idêntica: na oração pedimos o que é melhor e no amor desejamos o melhor’’

Claro que vale a pena perdoar!!!

SEMPRE!!!

Super dica da noite!

Bjs,

Alda