quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Moral Fundamental - DVD


Diário das Gêmeas Paraenses
Este é o nome do DVD do Pe.Paulo Ricardo cujo o título é ‘’Moral Fundamental’’.O tema abre a série do Curso de Teologia Moral.

Nesta aula, são dados os fundamentos para o estudo da moral sob a luz da Revelação de Cristo. Temas como: "Distinções de Reflexão Moral e o Exemplo de Cristo", "A Crise Moral no Mundo Moderno", "Moral em base da Verdade", "A vocação do Ser Humano", "As virtudes no pensamento da Igreja", entre outros, são apresentados neste DVD.

Então, escolhi falar da Virtude hoje para você. Sei que não é um DVD fácil de estudar, mas vou colocar trechos da fala do Pe.Paulo Ricardo sobre as virtudes, que acredito que será interessante. Ok?

Vamos, lá!!

Segundo o Padre Paulo, virtude é o ato de praticar o bem, o que é justo, um lado bom do ser humano. Sendo um hábito bom. E fala da virtude em relação aos santos e santas da Igreja.

Faz uma comparação com o vício que é um hábito ruim e que escraviza a pessoa.Dando um exemplo:’’A pessoa generosa é sempre livre e o avarento é prisioneiro do seu vício’’

Menciona que a libertação da pessoa dos vícios se dá gradativamente e que há uma lei da gradual idade que, segundo ele ninguém quer ser feliz pela metade, ou seja, 50%.

Dando outro exemplo: ’’Se a pessoa que chegar ao 10º  andar, ela não pode se contentar em ficar no 3º andar e sim subir até o 10º andar através da misericórdia divina e esforço próprio ela chegará’’.

Para ele: ’’Deus tem sua Metodologia Pedagógica’’. E cita Santo Ambrósio, quando respondeu a pergunta: Por que Deus criou o homem, se já havia criado os anjos, tendo como resposta: ’’Porque Ele queria ser capaz de perdoar’’

Em resumo, a virtude segundo o padre Paulo é realizar atos que irão levar à pessoa a realização. Está enraizada na pessoa: ’’Quando a pessoa é generosa é porque ela trouxe dentro de si ao nascer’’. Sendo assim, não é heroísmo.

Termino com esta frase do padre Paulo Ricardo e espero que inspire você : ’’Precisamos ser pacientes com os nossos próprios defeitos, sem ser conivente com eles’’.

Você concorda?

Bjs,
Alda