sábado, 14 de junho de 2014

Cordel – Literatura.





Fui ontem, à "Banca do Alvino", na Presidente Vargas, procurar uma revista sobre ‘’Mentes dos Animais’’ e acabei encontrando a Revista:’’Literatura – Conhecimento Prático e, na capa, havia como destaque o tema: ’’O Maravilhoso Cordel-Expressão pura da Cultura Popular".

Achei muito interessante o assunto sobre a literatura de cordel. Ao ler uns trechos da revista, descobri um novo universo cultural do qual só havia ouvido falar.

Comprei e hoje vou falar uma pouco sobre ‘’O Cordel’’. Espero que você passe a se interessar pelo tema, como eu fiquei. Por isso, quero compartilhar com você. 

Segundo a autora Luzdalva S. Magi, que é formada em letras e que assina o artigo: ’’Cordel são livretos compostos por folhas atadas por uma espécie de barbante, os quais eram expostos em feiras para serem comercializados’’.

A autora do artigo diz: ’’Na França, a literatura de Cordel recebeu o nome de Littérture de Colportage; na Espanha de Pliegos Sueltos e em Portugal, de Folhas Volantes’’.

Um belo texto, que gostaria que você pudesse ter o prazer de ler. Até comprei uma literatura de cordel que amanhã volto a compartilhar com você.

Bjs,
Alda