terça-feira, 27 de março de 2018

Livro: Caraminholas de Zé Pregueté


Gosto muito quando um escritor ‘’vira do avesso’’ uma história. Sabe por quê? Porque, de vez em quando, é preciso sair da zona de conforto da criatividade.

Simmmmm,Delba Menezes fez isso quando escreveu o livro ‘’Caraminholas de Zé Pregueté’’ e que teve as ilustrações de Fê lançado pela editora Paulinas.

Fala sobre um menino que fica em dúvida se é possível ter ‘’bicho-de-mão’’ e não ‘’bicho-de-pé’’. Os questionamentos são ‘’pode’’ ou ‘’não pode’’ subir do pé para a mão?

Como aconteceu? Com travessura, é claro, porque quem nunca ‘’aprontou’’quando criança? Eu e a ‘’mana abençoada’’... Sim, algumas vezes!

Lendo o livro veio a recordação que tínhamos a ‘’mania’’ de colocar  água nas seringas que ganhávamos das técnicas de enfermagem quando íamos nos vacinar e utilizávamos para dar ‘’vacina nas bonecas’’.

O certo é que, os animais de pelúcia ‘’sofriam’’ com nossas investidas. O pior era quando fazíamos nossas experiências ‘’mirabolantes’’, colocando tintas nos vidros de perfumes e dizíamos que eram ‘’fórmulas mágicas".

Só sei que nesta travessura, vira e mexe, a pia ficava de branco colorida e o chão também e nestas horas nossa mãe preparava o ‘’gogó’’ para aquela ‘’bronca educativa’’.(rs)

Enfim, um livro que as crianças vão descobrir que bicho-de-pé existe assim como bicho-de-mão e quem quiser que conte suas peraltices, pois já contei as nossas.(rsrsrs)

Bjs,
Alda de Cássia

* Imagem: Livraria Cultura