sexta-feira, 27 de abril de 2018

Livro: A criança e Poesia na pedagogia Freinet



Bem, hoje compartilho mais um livro do Kit de ‘’Contação’’. Qual? ‘’Criança e Poesia na Pedagogia Freinet’’, de Glória Kirinus’’, lançado pela Editora Paulina.

De fato : Poesia e Criança são um ‘’prato cheio’’ para um pedagogo, principalmente se for Freinet ! Sim, ele era um Francês que até hoje é muito referenciado na Educação.

Segundo a Revista Nova Escola : ‘‘Criou uma pedagogia do trabalho. Para ele, a atividade é o que orienta a prática escolar e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce...’’.

Pois bem, o que posso falar sobre o livro? Hummmm...Poderia falar muitas coisa, mas pretendo deixar algumas citações sobre grandes escritores, pensadores, poetas e filósofos, também, da autora e convidá-la(o) mana (o), para uma leitura mais apurada do livro em si.

Vamos Lá!

 ü Segundo a autora, as palavras, quando em contato com as crianças, tornam-se reais. Tornam-se ‘’palavras-coisa’’, ‘’palavras-brinquedos’’.

 ü  ‘’ A girafa ficou com o pescoço daquele jeito de tanto olhar para a casa do vizinho’’ (Mario Quintana)

 ü ‘’ Chamamos de ser poético, ou melhor, de ser mitopoético, o homem integrado com e na sua ambiência.Este homem é capaz de aceitar com naturalidade a confusão dos contrários e de criar o Novo a partir do caos com-fusional’’.
  ( Gloria kirinus)

Dica para ser lido na íntegra!

Bjs,
Alda de Cássia

* Imagem: Paulinas