quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Dica de filme: Tempos Modernos -Charlie Chaplin

 

Após ler o artigo na Revista Grande Temas do Conhecimento – Filosofia, da editora Mythos, sobre Charlie Chaplin, considerado um dos grandes nomes da indústria cinematográfica, fui assistir ao filme: ‘’Tempos Modernos’’. Foi incrível a experiência!


Sabe por quê? Porque fiquei interessada em ver as cenas analisadas no texto, já que a pesquisa, análise e reflexão foram tão bem elaboradas e acessíveis, que me inspiraram a rever este grande clássico lançado em 1936.


O filme começa com imagens de porcos inquietos, seguida de homens andando apressados e, por fim, homens trabalhando na fábrica. A sirene toca e a batida no ponto é obrigatória.

Logo em seguida mostra o empregador lendo o jornal, jogando o seu jogo sobre a mesa, tomando remédio e vendo os empregados, trabalhando. Já os empregados são mostrados trabalhando, cada um em sua função. O trabalho é repetitivo, o apertar, bater e amassar peças que passam por uma esteira.

O trabalho era mecânico e repetitivo, mostrando também que a jornada de trabalho era desrespeitada. Em uma cena ele (Carlitos), foi ao banheiro, e lá o dono da fábrica apareceu em um telão mandando-o voltar ao trabalho.

O que o filme também quer retratar são as doenças ocupacionais daquela época, que levavam os trabalhadores a sofrer ‘’colapso nervoso’’, tanto que Carlitos após um exaustivo dia de trabalho começa a apertar botões onde vê, até na saia da secretária do dono da fábrica.

Ele, por sinal, é internado em um hospital devido a essa situação e ao voltar a fabrica, havia sido fechada. Mas o filme segue! O texto da revista mostrou todo esse contexto, assim como a vida deste grande mestre do cinema, uma lenda que renasce quando seus filmes são exibidos, seja em praça pública ou na tela de um noite em nossas casas.

Super indicação de filme!

Alda de Cássia