terça-feira, 16 de maio de 2017

Livro - Paralelos:17 contos da Nova Literatura Brasileira

*Imagem*

Bem, vou falar sobre um livro que ‘’fugiu um pouco‘’ dos meus interesses literários, mas foi bem interessante ler. Qual? O nome é ‘’Paralelos; 17 Contos da Nova Literatura Brasileira de vários novos talentos e que foi lançado pela editora Agir tendo Augusto Sales e Jaime Gonçalves Filho como editores.

Pois bem, você pode perguntar: Por que ‘’fugiu um pouco’’ do seu interesse literário Alda? Na verdade, ele possui uma linguagem, apesar de acessível bem comum no dia a dia. Você pode dizer: "Não entendi!" Peraí, mana(o), oque estou tentando explicar?(rs)

Sabe quando você bate com o seu dedo no pé da cama? Pois é, alguns só gemem com a dor, mas outros chamam um enorme palavrão, que chamo de linguagem comum. Captou? (rs)

Ok?Só para registro por aqui, eu e a ‘’mana abençoada’’ não chamamos palavrões, por isso não utilizamos esse linguajar e leituras que apresentam este estilo não são muitos apreciadas por nós.

Vamos aos fatos! Selecionei um conto deste livro que, de uma maneira geral foi bem interessante, já que os escritores são bem despojados e criativos. Então, ratifico que eles fazem parte de uma nova literatura brasileira.

Qual escolhi? Foi ‘’Goteiras’’, do escritor Francisco Slade. Qual o enredo? Pois bem, é de dois irmãos que moram em um apartamento. Eles já estão na terceira idade, mas mantém algumas rotinas.

Compartilhar o mesmo espaço, não é algo tão fácil e para estes dois a questão foi resolvida com uma palavra ‘’adaptação’’.Cada um tinha o seu horário para digamos circular pelo espaço.

Raros eram os encontros! Quando aconteciam eles viviam momentos únicos, mas na última semana algo aconteceu com Ernesto.

Só para não estragar o fim do conto posso dizer que, gostei muito de todo o enredo, assim como o final. E confesso que, gostaria de ter escrito este conto, pois achei de uma sensibilidade fantástica.

Mas, cabe aqui uma reflexão: Algumas pessoas vivem juntas por tantos anos, que, deixaram a rotina mediar as suas relações. Ficam tão impessoais achando que estão respeitando o espaço do outro e acabam não percebendo que o outro já não faz mais parte deste espaço.

Dica de leitura!

Bjs,
Alda 

*Imagem: Buscape