sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Livro: A Missão dos Guerreiros Amaluz


Que bela fábula que fala sobre a busca da felicidade. O livro é do escritor Alexandre Wieth e foi lançado pela editora Impresa Livre e, segundo o autor, é uma história que todos os pais deveriam ensinar para os seus filhos.

Sempre que posso, quando estou com amigos ou pacientes, procuro refletir que felicidade não é objetivo que devemos almejar e sim consequência. E até dou exemplo de que o dinheiro deve ser conseqüência do trabalho e não prioridade de um profissional comprometido com a sua missão.

Ao ler este livro deste psicólogo, concordei ‘’de cara’’(rs).Vejo muitas pessoas ‘’fazendo de tudo’’ para serem felizes e esquecem de viver e só sobreviver nesta busca  desequilibrada.

Vamos ao livro!Conta a história de 2 índios, ‘’Cauã’’ e ‘’Ikhi’’, que vão em busca do ‘’Lírio Sagrado’’.Eles moram em uma tribo chamada ‘’Amaluz’’, que fica atrás da região sul dos Andes.

Na tribo quando os jovens completavam 18 anos de idade , eles tinham que passar no rito da passagem,ou seja, da infância para a adolescência.

Lembrei que li certa vez que, o motivo de uma jovem em seus 15 anos de idade ser ‘’passada’’ das mãos do pai para o tio, primos e amigos, possui a simbologia de que esta jovem deixa de ser criança e passa a ser adolescente e que neste momento o pai a ‘’entrega’’ para a sociedade como demonstração que a fase da ‘’passagem’’ foi feita com êxito.

Ops! Vamos retornar(rs)

Pois é, os 2 índios vão ter que ir em busca do ‘’Lírio Sagrado’’ e o pajé Lago Eterno é o responsável em orientar estes jovens na passagem. Sim, sim. Eles foram preparados para enfrentar grandes perigos quando saíssem da tribo, mas desta fez eles teriam que colocar em prática os ensinamentos recebidos desde que nasceram.

O pajé, ao se despedir deles, disse que passariam por grandes desafios e que não se esquecessem de 7 principais,entre tantos.Cito 3 aqui:

  ‘’ Seu objetivo não pode ser maior do que sua humildade’’
  ‘’Sua revolta não pode ser maior do que sua gratidão’’
  ‘’Sua impulsividade não pode ser maior do que sua serenidade’’

O que aconteceu?Uma aventura carregada de grandes ensinamentos, onde Cauã e Ikhi vão agir ora por impulso e ora por sabedoria, cada um revelando o seu ‘’jeito’’ de resolver seus problemas e revelando sua ‘’personalidade’’.

Vale a pena ler na íntegra!

Bjs,

Alda de Cássia