sábado, 5 de abril de 2014

Filósofos x Amor.





Hoje, vamos falar sobre um livro muito interessante chamado: ’’Os grandes filósofos que fracassaram no amor’’ de Andrew, Shaffer da editora Leya.


São 37 casos de amor de grandes filósofos e intelectuais de todos os tempos, mostrando sim, que ‘’sofrer por amor’’, ‘’decepção de amor’’ e ‘’desencanto do amor’’ sempre ocorreu e não é muito diferente do que acontece hoje.


Segundo o autor, o grande filósofo Nitzche, que ‘’fazia tanto sucesso entre as mulheres de sua época _apesar de certas afirmações misóginas, foi rejeitado todas às vezes em que se apaixonou’’.


Filósofos como: Sócrates, Platão, Diógenes, Aristóteles, Santo Agostinho de Hipona, Arthur Shopenhauer, entre outros ainda pouco conhecidos por nós, estão em breves relatos; relatos acessíveis a todos os leitores que ainda não tiveram a oportunidade de conhecê-los.


Fui buscar o meu livro de filosofia para poder tornar esta conversa mais esclarecedora possível. Filosofia segundo Jenny Teichman e Katherine C.Evans no livro: ’’ Filosofia-Um guia para iniciantes’’ é ‘’o estudo de problemas fundamentais, abstratos e muito gerais."

Estes dizem respeito á natureza da existência, do conhecimento, da moralidade, da razão e do propósito humano."


Não esqueçam que a origem da palavra "filosofia" (do grego) é uma composição de duas palavras: philos (φίλος) e sophia (σοφία).


Pois bem, vou falar de um filósofo pouco conhecido, mas que acredito que vai acrescentar muito à nossa conversa de hoje. 


Lembre-se que, vamos filosofar um pouquinho, mas creio que vocês vão amar filosofia tanto quanto eu.


Vamos falar de Soren Kierkegaard, que nasceu em 1913. Um de seus pensamentos que inicia a sua biografia neste livro é: ’’O amor é tudo; dá tudo e tira tudo’’. Soren foi chamado de ‘’Dinamarquês do Existencialismo’’.


Aos 24 anos de idade, ele apaixonou-se por uma moça de 15 anos, Regine Olsen, e viveu um período conturbado.


Como era melancólico e mal humorado, ele escreveu no seu diário: ’’Meu Deus, porque esses sentimentos despertam exatamente agora_ Oh, como me sinto solitário!’’.


Após ter esperado Regine  Oslsen completar  18 anos de idade, ele declarou o seu amor.Após a sua segunda tentativa, ela o aceitou.Ficaram juntos por dois meses. Porém, pela instabilidade emocional de Soren, ele terminou com ela.


Só que Regine não aceitou o término. E ficaram juntos por mais alguns meses e após completar 13 meses chegou ao fim o relacionamento, já que Soren queria poupá-la da sua angústia existencial. 


Cito este texto: ’’Aquele que está apaixonado esquece a si mesmo e a seu sofrimento para pensar no outro; esquece toda tristeza para pensar na do outro; esquece o que ele mesmo perde para considerar as perdas da outra pessoa; esquece as próprias vantagens para pensar com amor nas do outro- realmente. Tal pessoa não é esquecida. Há alguém que está pensando nela: Deus, lá do céu’’. 


Amanhã faço uma reflexão terapêutica deste trecho, transcrito na íntegra.

Bjs da Alda