terça-feira, 17 de dezembro de 2019

‘Não quero depender de ninguém’’





Assim ouvi de uma senhora de 80 anos de idade que estava esperando para ser chamada para uma consulta médica. Ela chegou tímida e, ao sentar ao meu lado, ‘’puxou ‘’ a conversa com a frase ‘’Não quero depender de ninguém’’, quando se referiu ser a primeira vez que estava naquele hospital sem acompanhante.

Ouvi com os olhos atentos e cativados pela doçura e simplicidade das suas palavras. Lá estava... Eu... Encantada pela desenvoltura como demonstrava a alegria de ser independente no seu ‘’ir e vir’’.

Disse que estava sozinha, já que seus filhos  ‘’’grandes’’ estavam trabalhando e tinham suas ‘’preocupações’’ com seus filhos e não queria dar trabalho e, para deixar ‘’bem claro’’ sua autonomia falou: ‘’Já fui até Mosqueiro de ônibus e eles não gostam ‘’nada disso’’!

A conversa foi interrompida quando apareceu um sobrinho dela e a alertou que seu nome havia sido chamado.Bem, ela levantou logo dizendo que estava ‘’tão distraída’’, que não ouviu ‘’nada’’ e deu um sorriso indo com o sobrinho.

Enfim, espero que eu e  a mana nos nossos  80 anos de idade possamos estar com essa autonomia, alegria e sensação de ‘’liberdade’’, que em um sorriso é possível comprovar e que é a idade do coração que deve prevalecer.


Alda de Cássia
*Imagem: O vale