domingo, 2 de dezembro de 2018

Alergia alimentar. O que está por trás?


















Bem, com a chegada do Natal veio a tona uma preocupação: ‘’Será que vou ter alergia ao chocolate do panetone que vou comprar? Sim, porque apesar de não ter sido comprovado (por meio teste de alergia alimentar e outros)  a alergia ao chocolate ou outros alimentos, apresento com certos chocolates e marcas de iogurte.

O que fiz? Fui fazer uma pesquisa para saber mais sobre alergia alimentar e acabei achando um artigo bem interessante na revista ‘’Saúde é vital’’, que fala sobre este assunto.

O que descobri?Que a reação exagerada a certos alimentos atinge não só adultos como crianças. Sem hora marcada e em alimentos que nem desconfiávamos.

Pois bem, quero compartilhar um pouco sobre o que li. Vamos lá!Li que os genes possuem culpa. Sim, se nossos pais, ou um deles, possuem alguma reação alérgica não só por alimentos como asma ou dermatite, podemos apresentar riscos de desenvolver uma manifestação alérgica alimentar.

Vários estudos foram feitos e teorias confirmadas. O que foi comprovado, por exemplo, que independente de alimentos industrializados ou não, qualquer alimento pode provocar uma alergia, ou melhor, uma reação alérgica.

Bem, vou citar quais os alimentos que podem provocar alergia: trigo, leite, ovos, amendoim, soja, frutos do mar e castanhas, mas diagnosticar se são causadores daquela ‘’coceirinha’’ não é fácil, por isso, o histórico de vida alimentar e resultados de testes na pele podem ajudar a determinar a quantidade de anticorpos que estão envolvidos.

Enfim, quem apresenta alguma reação na pele ‘’provocada’’ por alguns alimentos procure um médico alergologista ou dermatologista e nada de tomar ‘’aquele anti-histamínico’’ que a amiga ou vizinha ‘’disse que é bom’’, já que tomar medicação sem prescrição médica é tão prejudicial quanto comer um camarão que pode causar edema de glote para quem possui reação alimentar não comprovada.

Bjs,
Alda de Cássia  

 *Imagem: Tua saúde