domingo, 14 de junho de 2020

Dica de leitura: O Mito da Caverna

Este livro é um dos mais lidos de todos os tempos, um clássico da obra de Platão e foi extraído de uma de suas obras intitulada: "A República’’.Qual? "O Mito da Caverna".
Pois bem, já conhecia sobre o ‘’Mito da Caverna’’. Fui ‘’apresentada’’ na época em que era estudante do curso, de Terapia Ocupacional por um colega do curso que gostava muito de ler obras filosóficas.

Ontem, lendo o livro ‘’História da Filosofia’’, de Jean-François Pradeau,fui informada pela nossa mãe que ela ‘’tirava’’ boas notas em filosofia só não tendo boas notas em cálculos e daí pensei em silêncio, sou filha dela! (rsrs)

O certo é que, o livro é uma viagem de conhecimento filosófico ao mundo de Sócrates, e que Platão fez questão de registrar, já que Sócrates não deixou na escrito antes do suicídio com cicuta.

Os diálogos reflexivos são entre Sócrates e Gláucon (irmão de Platão) e que nos fazem sair da escuridão para a luz da verdade. Neste livro, Platão discute sobre ‘’a teoria do conhecimento, linguagem e educação na formação do estado ideal’’.

Quem são os habitantes da caverna?Porque, um deles resolveu sair do padrão? O medo do desconhecido é real? De onde vinham as imagens projetadas? Tantas perguntas, que no final da leitura você terá mais consciência do seu papel na sociedade.

Dica de hoje!

Alda de Cássia 

*Imagem: Resumo escolar