quarta-feira, 29 de julho de 2015

Tristeza faz bem.


Ontem conversamos sobre ‘’Webmania’’, um artigo tirado da "Revista Superinterresante - Emoção & Inteligência" e hoje vamos falar sobre ‘’Tristeza faz bem’’.

O texto é de Mariana Sgarioni com fotos de Karine Basilio. Logo de início, o texto de reflexão é: ’’Ninguém consegue ser feliz 24 horas, por dia. Estar triste é chato, sim, mas ajuda no equilíbrio da mente e do corpo. O segredo é saber reagir aos momentos de baixo-astral até mesmo para ser alguém mais feliz’’.

Para alguns seria absurdo,mas não é? Até lembrei sobre aquela frase ‘’No Stress’’, que vem sublimado em várias blusas vendidas por todo o Brasil. No entanto, ao pesquisar, descobri que o estresse é necessário, já que nos faz reagir para evitar o perigo.

Outra lembrança que este artigo me fez, foi quanto ao colesterol. Sim, o colesterol em níveis equilibrados é importante ao organismo. Sabem por quê? Porque, nenhuma célula do organismo vive sem ele, segundo o artigo da Revista ‘’Saúde Responde Tudo’’, deste mês, da editora Abril.

Ok, vamos retornar ao assunto. Chega de "mimimi". Falo sobre esse assunto amanhã! ( rs)

Segundo o artigo, o poeta Vinicius de Morais dizia: ’’É bem melhor ser alegre do que ser triste’’. A reflexão da autora é que a tristeza só é bonita apenas nas músicas e que a tristeza é uma das ‘’piores sensações da nossa existência’’.

 Mas, ela nos faz ser mais criativos após aquela fase de melancolia. Verdade!Eu sou um bom exemplo disso! Tive uma fase muito difícil da minha vida,mas já elaborei!

A dor emocional foi inevitável, porém me fez rever o meu caminhar, quem realmente está ao meu lado, quem me incentiva e também que ‘’puxa o meu tapete’’.

Quem disse que terapeuta ocupacional não tem os seus dias de ‘’’eu quero ficar sozinha’’, é porque não me conhece (rs)...Já tive, confesso, mas hoje estou em uma fase ‘’zen de ser’’.

Por que ficamos tristes?

‘’É uma resposta natural a situações de perdas ou frustrações, em que são liberados hormônios cerebrais, chamados neuromônios, responsáveis pela angústia, melancolia ou coração apertado’’.

Bem, essa é a forma mais simplificada para explicar, apesar de que na revista, existem várias suposições e reflexões que podem explicar esse sentimento.

Olhem que interessante no artigo, quando são mencionadas pessoas que tiveram um impulso criativo após a fase de melancolia.Os cantores que cantam e encantam em suas músicas, chamadas de ‘’dores-de-cotovelos’’, um bom exemplo.

Na literatura, é citado o poeta Fernando Pessoa, que escreveu seus textos, a grande maioria, em momentos de profunda contemplação. Tanto e que, assumia ‘’diversas personalidades literárias’’.

Aií, que pena! Não vou poder colocar as inúmeras informações contidas neste brilhante texto, mas vou compartilhar alguns sintomas da depressão, que tira literalmente a alegria da vida tornando a tristeza ‘’ a escuridão sem saída’’.

 v Melancolia profunda e incessante por mais de 15 dias consecutivos;

v O sentimento é incapacitante, ou seja, impede ou dificulta a execução das atividades normais.

v Perda do interesse em atividades que antes davam prazer, incluindo sexo.

v Dificuldade de raciocínio e concentração.

v Irritabilidade e ansiedade.

v Fadiga constante e perda de energia.

v Alterações no hábito de sono, com excesso de sonolência ou insônia.

v Pensamentos freqüentes de morte e suicídio.

v Mudanças no apetite.

v Tendência ao isolamento.

Mas, existe um alerta: Perder o emprego ou brigar com a namorada não é depressão, é tristeza! O psiquiatra Ferreira Santos esclarece em relação à tristeza:

‘’A tristeza com relação a algum fato nos leva a pensar sobre ela.Pensamos em soluções, ou seja, trata-se de um mecanismo psíquico que nos dá condições de reflexão sobre nós mesmos e até mesmo para evitar a repetição do erro’’.

Excelente texto!

Boa Reflexão!

Bjs,
Alda