sexta-feira, 16 de março de 2018

Reabilitação rima com diversão







Kinect é utilizado em terapias virtuais para recuperação das habilidades motoras de crianças da AACD.

Engana-se quem acredita que o Kinect, a nossa plataforma de jogos eletrônicos do console Xbox 360 que dispensa o uso de controles, é apenas um dispositivo de diversão… Logo após o seu lançamento, a Microsoft já anunciou o desenvolvimento de aplicações para as áreas de assistência à saúde, reabilitação e educação.

Promessa cumprida: já é possível ver o Kinect ser usado por terapeutas e médicos como parte do programa de reabilitação de vítimas de derrames cerebrais, como técnica de aprendizagem para crianças com autismo e como uma aplicação para hospitais que permite que cirurgiões consultem imagens de exames, na sala de operação, com gestos e sem precisar sair do ambiente esterilizado. Mais uma demonstração de que, para nós da Microsoft, a inovação é um excelente caminho para buscar soluções para os mais diversos desafios.

E essas impressionantes utilizações também passaram a ser realidade no Brasil. Doamos à AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) dispositivos Xbox 360 + Kinect para a utilização na terapia ocupacional: as crianças tratadas pela entidade usam os jogos virtuais para se exercitar. Como não há necessidade de controles – existem sensores de movimento para permitir a interação com o game somente pelo deslocamento do corpo –, os pacientes com dificuldades motoras têm maior facilidade para realizar as atividades, diz Ana Carolina da Silva, terapeuta ocupacional da AACD.

Os resultados desse trabalho foram bastante comemorados em 2011. Empregado no tratamento de crianças, como os gêmeos Felipe e Mateus, diagnosticados com paralisia cerebral e com deficiência nos membros inferiores, o Kinect diverte ao mesmo tempo em que desenvolve as habilidades dos pequenos pacientes. Isso faz com que eles se dediquem mais à terapia e, portanto, tenham progressos mais rápidos.

A parceria com a AACD nos dá a certeza de que podemos ir muito além do Jogo com a Interface Natural (NUI, acrônimo para a expressão em inglês Natural User Interface) e ter um impacto real na vida de milhares de pessoas.

Fonte e fotografia no site: impactoerelevancia


*Pesquisa : Vitória de Cássia