sábado, 23 de janeiro de 2021

Vamos de dicas para escrever um conto

 

Pois bem, hoje vou dar algumas dicas para quem deseja se aventurar neste mundo literário chamado ‘’Contos imaginários’’. Sim, é assim que os chamo! Um mundo em que a realidade se envolve com a imaginação.

Logo, logo vamos lançar o nosso segundo livro de contos terapêuticos e confesso que, a cada dia a produção de novos contos é mais um motivo para me fazer sorrir e a felicidade deve ser compartilhada para ser plena... Penso assim! E você?

Vamos lá!Vou falar sobre um dos 15 contos terapêuticos que estão no livro ‘’Contos Terapêuticos- Á Procura de Respostas’’, que foi lançado ano passado pela editora PakaTatu.

Ao criar o conto ‘’A Fuga das Vogais’’ pensei em colocar as vogais contracenando com algum outro personagem. A relação que fiz foi vogais lembram... caneta ou lápis. Ok. Escolhi a ‘’caneta’’.

O cenário deveria ser de acordo com os personagens para não destoar do enredo escolhido. Qual? Vogais de alfabetos em fuga de uma caixa de alfabeto tendo a caneta como ‘’voz da consciência’’, ou seja, seria um drama alfabético com humor envolvido.

Depois de tudo ‘’arquitetado’’ era hora da ação! Pois bem, algumas vogais tiveram seus diálogos como ‘’linha de ação’’ para que a caneta protagonizasse a sua indignação pelo fato que estava ocorrendo dentro de uma caixa de jogos pedagógicos.

Por fim, após as explicações por algumas vogais sobre o porquê da fuga, a caneta fez suas ponderações e o final foi uma reflexão que nos faz pensar: Será que vale a pena desistir de tudo e fugir quando ficamos insatisfeitos com a nossa vida?

 Espero ter ajudado você mana ou mano com um pouquinho da minha experiência como escritora e desejo que você consiga sair da zona da criatividade adormecida, pois eu já saí...Uhuuuuu! (rs)


Alda de Cássia