sexta-feira, 3 de julho de 2015

Resignação.


Sempre digo aos meus pacientes: ’’É preciso ter resignação diante das adversidades da vida!’’. Mas, o que seria resignação? Segundo a Wikipédia:

‘’A resignação, ou ainda aceitação, na espiritualidade, na conscientização e na psicologia humana, geralmente se refere a experienciar uma situação sem a intenção de mudá-la. A aceitação não exige que a mudança seja possível ou mesmo concebível, nem necessita que a situação seja desejada ou aprovada por aqueles que a aceitam. De fato, a resignação é freqüentemente aconselhada quando uma situação é tanto ruim quanto imutável, ou quando a mudança só é possível a um grande preço ou risco. Aceitação pode implicar apenas uma falta de tentativas comportamentais visíveis para mudar, mas a palavra também é utilizada mais especificamente para um sentimento ou um estado emocional ou cognitivo teórico. Então, alguém pode decidir não agir contra uma situação e ainda assim não ter se aceitado-a.’’

O fato, é que passei recentemente por uma situação de ter que me resignar. Tive que me resignar, pois, não poderia mudar os fatos. Vi uma pessoa fazendo ‘’algo muito errado’’, fora dos princípios morais que acredito como correto, mas ela achou ‘’a coisa mais normal do mundo’’!

Confesso que, não dormi a noite direito. Fiquei muito incomodada com o fato. Não digo que fiquei surpresa com a atitude dela, pois, não é a primeira vez que ela age pelo impulso ou pela justificativa ‘’todo mundo faz!’’.

Tenho um coordenador e amigo de estudo, chamado Alair, que um dia disse: ’’Muitos se preocupam em guardar dinheiro na poupança para um dia usufruir materialmente. Outros, porém, acumulam bônus na ‘’poupança espiritual’’, para um dia serem merecedores das conquistas’’.

É verdade! Merecimento é trabalho de formiguinha, no caminho do bem. Quem age contra os princípios do amor e da ética pode se sentir impune, mas Deus age um dia e permite o arrependimento.

Ás vezes, infelizmente, vem pela doença que se instala no corpo ou pelos adiamentos da realização de sonhos pessoais e profissionais. Sabe por quê?

Porque, nada fica sem resposta. É a lei da causa e efeito. Até porque não existe a história: "’Ai, meu Deus! O que fiz para passar por tanta dor?" Ou: ‘’Por que as coisas não dão certo comigo, se faço tudo certo?’’.

Ore e vigie, sempre!

Pague o mal com o bem!

Ore por aqueles que o perseguem!

Seja grato pelas adversidades que ensinam!

O tempo de Deus é o tempo certo!

Sabe, na hora orei por ela, já que meus argumentos não foram suficientes para que ela reparasse a falta que estava cometendo, e que sei que será ‘’cobrada’’ pelas leis divinas. No entanto, um dia sei que ela vai ser melhor moralmente, pois é uma boa pessoa de coração.

Bjs,
Alda

* Imagem: Site Recanto das Letras