quinta-feira, 3 de março de 2016

Livro: Contos populares da Angola.

Ler é uma viagem, que começa na primeira página e não termina, pois retemos por algum tempo a informação recebida. Algumas vão "circular" de geração em geração, outras, porém,vão ficar com pequenos "flash"’ de lembranças.

Este é um dos livros, que "vira e mexe" lembro que li: "Contos Populares de Angola – Folclore Quimbundo’’. É uma Antologia de José Viale Moutinho, lançado pela editora Aquariana.

São 19 contos do rico Folclore de Angola. Contos curtos e alguns longos. Contos que nos fazem fazer uma viagem até lá e outros são tão fantásticos, que nos fazem fazer parte da história.

Escolhi compartilhar 1 de tantos outros tão belos! Chama-se: ‘’Ngana Fenda Maria’’, que conta a história de Ngana Fenda Maria, que se olhava todos os dias em um espelho que ela mandou comprar em Portugal. O espelho dizia que ela era a mulher mais bonita.

Só que um dia, ele disse que a filha era mais bonita que ela. Ela ficou irritada e colocou sua filha e a ama em uma casa e mandou fechar, só deixando uma pequena passagem para a comida.

Um dia, a menina que tinha o mesmo nome da mãe pediu a ama cana-de-açúcar’’. Mas como sair? Perguntou a ama. Foi quando Fenda Maria abriu uma parede e ela pôde ir comprar a tal cana.

Fenda Maria feriu-se com uma faca ao cortar a cana-de-açúcar. Na hora, ela falou que seu sangue era tão bonito que nem ela. Nessa hora, um homem passou e ele ouviu tais palavras.

Só que ele disse que, existia um senhor chamado de Fele Milanda, que era tão belo que tinha que viver escondido...

O fim do conto? Não posso contar, mas é surpreendente!!!

Super Dica de Hoje!
Super indicação de leitura.

Bjs,

Alda