terça-feira, 12 de junho de 2018

Livro: Livro dos Desgatos


Vou contar um fato ocorrido que explica muito o quanto uma leitura ‘’puxa a outra pela orelha’’. Sim é verdade, pois estava lendo o livro ‘’Livro dos Desgatos, escrito por  Regina Chamlian e ilustrado por Helena Alexandrino, da editora Paulinas.Qual foi?


Vamos lá, quando na página 27 o tema ‘’Pteronaso’’ que é ‘’o nariz com asas, nariz alado ou, mais exatamente, nariz voador ‘’ trouxe, entre uma linha e outra, a referência sobre o escritor Russo Nicolau Gógol.

A citação foi porque, este livro que estou compartilhando fala sobre o nariz que sai por aí e não volta como do escritor Russo no livro ‘’O nariz’’.Bem, vou falar amanhã do escritor Russo Gógol. Por isso, quero dizer que neste livro da escritora Regina você vai encontrar 13 criaturas fantásticas que surgiram da consulta de um dicionário, onde as palavras começaram a serem construídas unindo uma as outras e assim o livro foi sendo contado.

Que belas ilustrações! A história fala da ‘’Bruxoteca’’, que agrupa e onde se cataloga coleções sobre as bruxas. Ah! Existe até regulamento. Sim, um deles é: ‘’É dever da bruxa zelar pelo bom estado da própria ficha bruxográfica, bem como mantê-la grampeada em seu vestido ou chapéu. ’’

 O certo é que este livro é mais uma relíquia ‘’guardada a sete chaves’’ de 2001 e que me fez lembrar da época que eu e a mana fazíamos a nossa visita literária na Biblioteca do Centur.

Ai que saudade daquele tempo. Mas, ao mesmo tempo, que felicidade! Pois na época sempre dizia que um dia teria muitos livros para ler em minha ‘’biblioteca particular’’ e seria a ‘’pessoa mais rica do mundo’’.

Enfim, rica de fato não sou materialmente, porém de ‘’tesouros literários valiosos’’ sim... Preciosidades! Por isso, aqui compartilho com um prazer de quem toma aquele sorvete de açaí com tapioca da sorveteria Cairu, na Estação das Docas, em um belo final de semana.

Indicação de leitura!

Bjs,
Alda de Cássia