segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Dia de Finados

 


Hoje é dia de finados, dia do nosso respeito e de muita reflexão. Então, pedimos ao nosso associado Márcio José Matos Rodrigues, professor de história, que falasse sobre o surgimento deste dia . Vamos lá !!


Bjs,
Vitória e Alda


No dia 02 de novembro é celebrado o Dia de Finados em grande parte dos países ocidentais. A finalidade é relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos e para os católicos rezar pela alma deles, pois para a doutrina da Igreja Católica há a crença do Purgatório, onde a as almas da maioria dos mortos passa por uma purificação e, assim, necessitando de orações dos vivos como meio de intercessão junto a Deus, pedindo misericórdia.

Na época do cristianismo primitivo, os cristãos rezavam por seus mortos, com destaque para os mártires, que eram enterrados nas catacumbas, que se localizavam na parte subcutânea da antiga Roma. Começou a haver o hábito de rezar pelos mortos, com a introdução de forma paulatina na liturgia da Igreja Católica. Então, Odilo, ou Santo Odilio, monge beneditino em Cluny, na Borgonha, França instituiu uma data específica para as almas dos mortos. Odilo foi abade em Cluny que era uma das principais abadias do mundo medieval e que realizou reformas importantes no clero da Baixa Idade Média. Ele instituiu em 02 de novembro de 998 aos membros de sua abadia e aos que seguiam a Ordem Beneditina o dever de rezar pelos mortos.

Na Idade Média o 02 de novembro era chamado de Dia de Todas as Almas.

Na véspera, no dia 01, é comemorado o Dia de Todos os Santos. Os santos vão diretamente ao Céu, por já estarem, segundo a fé católica, purificados e os outros, que ainda estão em processo de purificação no Purgatório, tem seu dia próprio, que é o dia 02 de novembro.

Do século XII em diante, tal data foi se tornando popular em todo o mundo cristão medieval como o Dia de Finados. E assim, até hoje em dia o 02 de novembro possui este significado, de ser um dia especial para se meditar e rezar pelos mortos. Neste dia os católicos tem o costume de visitar os túmulos de entes queridos e rezar pela alma deles e podem participar de missas em relação a esta data.

No Brasil, há a tradição de se acender velas nas proximidades das sepulturas. O simbolismo é que elas servem para iluminar os caminhos e as coroas de flores em forma de círculos são a representação da vida vencendo a morte.

No México, há uma comemoração de três dias (começando no dia 31 de outubro até o dia 02 de novembro) que tem relação não só com aspectos católicos, como também com tradições indígenas antigas, como uma comemoração alegre pela alma dos mortos. No estilo de um festival, pessoas se fantasiam de caveiras e fazem altares de pedra para homenagear os mortos. Assim, há uma celebração à vida, refletindo-se sobre lembranças e ensinamentos dos que morreram.

Para os que são evangélicos, não há a crença do Purgatório. Portanto, para eles, a data não os leva a rezar pela purificação das almas ou a acender velas. O que não os impede, por sua religião, de fazer visitas aos túmulos como uma recordação saudosa de pessoas queridas.


Márcio José Matos Rodrigues

Imagem: A12. COM