terça-feira, 19 de julho de 2016

Livro: Lazarilho das crianças




Esta semana vou compartilhar alguns livros, que li da série infantil da Coleção Clássicos do Mundo. Todos eles publicados pela editora Paulinas. O interesse por ler livros infantis é antigo, pois eles ‘’me alimentam’’ na hora que começo a criar meus personagens para os contos que escrevo.

Não, não. Eu não os recrio com uma nova roupagem, mas consigo ‘’sair do chão‘’ e  voar para um lugar chamado ‘’zona de criatividade adormecida’’ e de lá retorno cheia de histórias oníricas.

Pois bem, este  ‘’Lazarilho das crianças’’ é uma história que vem da Espanha e foi recriada pelo português José Arrabal e ilustrada por Francesc Rovira. É uma obra de autor anônimo espanhol do século XVI.

É uma versão do romance espanhol: "A vida de Lazarilho de Tormes e de suas fortunas e adversidades’’, que por sinal foi muito bem recriada por José Arrabal e mais uma vez lindamente ilustrado por Francese.

Sim, um clássico infantil, que deveria ser lido pelos jovens ou lido por adultos, que ainda preservam ‘’sua criança interior’’. Eu sempre digo: "Crescemos, mas no fundo do fundo somos eternos adultos, que ainda se encantam com livros e filmes infantis’’.

Um livro que surgiu em sua primeira edição na Espanha em 1554 e que foi visto como uma ficção urbana que denunciava de forma bem-humorada a pobreza vivida naquela época.

O povo era oprimido pelo imperador Carlos V, que tinha um dos mais ricos reinos da Europa porém, o povo vivia na miséria.Isso na época da Santa Inquisição.

Lazarilho faz parte desse cenário. Um jovem que consegue vencer a exclusão social e as adversidades provenientes das mazelas e miséria. Por tudo que vivia, ele fazia da sua esperteza um modo de ‘’levar vantagem em tudo’’.

Hoje, seu personagem é até comparado com algumas obras literárias como: "Memórias de um sargento de Melícias’’ (Manoel Antonio de Almeida). Em ‘’Macunaíma’’ (Mário de Andrade) e em ‘’Auto da Compadecida’’ (Ariano Suassuna).

Nessa obra existe um ‘’sabor poético de brasilidade’’. Assim sendo, o herói acaba vivendo inesquecíveis aventuras. Vale a pena ler!

Bjs,
Alda