sábado, 1 de dezembro de 2018

O perigo do açúcar





Sempre nos finais de semana faço o que sempre faço, fico ‘’fora da área ‘’no ‘’zap’’ e seleciono livros e revistas para ler, pois não tenho tempo muito tempo durante a semana e a necessidade de ler é grande. Busco então, uma boa leitura com um tempo maior.

Não, não sou obrigada a ler para ‘’postar’ por aqui, até porque ler faz parte da minha vida.Tão essencial quanto a água e a comida.Desde pequena , a leitura era a ‘’sobremesa’’ obrigatória nos finais de semana, assim como o brincar e as séries infantis.

Mas, vamos para o que interessa e antes de falar sobre os perigos do açúcar... preciso dizer: ‘’Gosto muitoooooo de doces’’! E resistir a eles é um ‘’cabo de guerra’’, mas necessário, pois tenho histórico familiar de diabetes na família.

Bem, vou colocar alguns dos 10 "top" dos prejuízos do consumo excessivo do açúcar que segundo a nutricionista Paula Castilho, podem provocar um aumento da incidência de diabetes, obesidades, hipoglicemia, distúrbios gastrointestinais e mentais.

Ah! A editora é a Alto Astral, que sempre traz assuntos muito relevantes sobre saúde.Vamos lá!

  ü O açúcar não alimenta, apenas consome as vitaminas (complexo B e minerais com cálcio). Então, o excesso ‘’rouba’’ os nutrientes do organismo.

  ü O excesso de açúcar leva ao aumento de gordura no sangue e assim ocorre a elevação das taxas de colesterol e triglicerídeos. 

  üAfeta alguns órgãos (fígado, rins e coração), pois o excesso transforma-se em gordura e que pode também levar a obesidade.

  ü Prejuízo no sistema imunológico e por isso, o organismo fica vulnerável às infecções.

Bjs,
Alda de Cássia

*Imagem: MdeMulher