segunda-feira, 12 de outubro de 2015

É possível sonhar por dias melhores.


Eu e a ‘’mana abençoada’’ fomos até a Feira de Artesanato que estava sendo realizado neste período do Círio de Nazaré na Praça Waldemar Henrique aqui em Belém.


Fomos dar uma "olhadinha" em tantos talentos que estariam ali. Encontramos produtos bem regionais desde os brinquedos de miriti até o artesanato feito de produtos da nossa fauna.

Quando nos deparamos com um estande, nele eram vendidos produtos feitos por uma cooperativa, no caso a COOSTAFE, que é uma cooperativa social de trabalho de arte feminina.

Ok, até aí tudo parecia semelhante aos outros estandes, mas o que nos surpreendeu além da beleza dos artesanatos foi quem as produzia... Mulheres presas!

Descobrimos também, que é a primeira do Brasil a dar incentivo e aumentar a autoestima daquelas que por algum motivo infringiram a lei e vivem a margem da sociedade.

O mundo pune severamente quem não age com padrões pré-estabelecidos pela sociedade, e, infelizmente, a socialização neste caso, de quem cometeu um crime é prejudicada.

Alienadas e excluídas, elas vivem em prisões que não as capacitam para a vida em sociedade, pois o tempo do cárcere acaba com a autoestima e algumas ficam marcas por toda a vida, como ‘’presas’’.

Que lindo trabalho que a Keila, a agente prisional que estava fazendo a venda, nos contou sobre a cooperativa e suas talentosas artesãs.

Ficamos encantadas, e, por isso, compramos uma guirlanda em Homenagem à Virgem de Nazaré. Por sinal, nossa mãe adorou estas bonecas, que foram confeccionadas por alguém que apesar da tristeza pelo afastamento do convívio familiar, as fez com um olhar de quem, um dia foi criança ou possui uma criança feliz dentro de si.

Sempre digo que, todos somos crianças em algum momento da vida. Fazendo birras, tolices, batendo o pé e fazendo mil e uma travessuras, pois ser adulto também é ser feliz como uma criança deve ser.

Por isso, escolhemos homenagear o Dia das Crianças com o compartilhamento dessa cooperativa, pois por tudo que vimos em exposição, é sem dúvida algo muito especial.

Eu e a ‘’mana abençoada’’, parabenizamos pela iniciativa da criação deste projeto social e eu deixo uma mensagem a cada uma das cidadãs, que mesmo estando afastadas do convívio social são membros da sociedade.

‘’Nunca deixem de sonhar. Nunca esqueçam que a noite pode ser longa, mas o sol brilha logo ao amanhecer. Cometemos erros, porém aprendemos com eles. Então, mesmo que parte da sociedade as desvalorize vocês são estrelas em noite de luar... Brilhe porque, cada um de nós tem o seu lugar e brilho próprio.


P.s: Como somos gêmeas e autênticas ‘’chora preço’’ a Keila sofreu em nossas mãos, já que pedimos descontos e fizemos aquela ‘’choradinha". Assim, resolvemos homenagear as mulheres talentosas desta cooperativa através da Keila. Sendo assim, sintam-se abraçadas pelas Gêmeas Paraenses.

                                  FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!



Bjs,
Alda e Vi