sexta-feira, 28 de abril de 2017

LIVRO: Arqueologia da Ética





Antes de qualquer coisa, vamos conhecer o significado da palavra Ética. Segundo o Google:

‘’parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especificamente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social’’ e  ‘’ conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.


Pois bem, neste livro: ‘’Arqueologia da ética’’, do escritor médico,psiquiatra e psicanalista Carlos Roberto Aricó, que foi lançado pela editora Ícone, ele fala sobre a ética em vários contextos, desde a existência da ética na natureza a aos genes e à conduta moral, até a crise atual e suas vicissitude.

Bem, este livro faz parte do meu acervo. Por isso, não é um livro atual. Cito 2001, mas por incrível que pareça, possui um ‘’pé no presente’’, até porque ética é ética, em todos os tempos e gerações.

O escritor usou uma linguagem bem acessível,mas com um rico material de pesquisa.Confesso, que desconhecia a origem da ética entre os animais e que, segundo ele, ‘’gravita no âmbito das necessidades básicas e primitivas’’. Por exemplo, espécies de macacos aborígenes que disputavam territórios.

Vou citar algumas de suas reflexões:

ü‘’O bem e o mal são conceitos absolutamente humanos’’(juízos de valor da essência humana)

ü‘’Sócrates enfatizava o corpo como prisão da alma, do invisível, do eterno, do imutável. Assim, menosprezava o apego excessivo às necessidades do corpo e dos sentidos’’.

ü‘’É fundamental refletirmos sobre o quanto todos os avanços tecnológicos não viabilizam uma civilização mais igualitária’’.

Dica de leitura de hoje!

Bjs,
Alda



*Imagem: Arquivo Pessoal