segunda-feira, 9 de maio de 2016

Livro: O Falcão Brilhante e outros contos.

Hoje, quero compartilhar mais um interessante livro de contos. Desta vez, contos Russos.O texto e a adaptação foi de Sonia Salerno Foriaz e foi lançado pela DeLeitura que é um selo da editora Aquariana Ltda.


Este livro faz parte da coleção Contos Mágicos, que traz ao leitor seleções de contos tradicionais de antigas civilizações e que traz cultura de povos diferentes por meio de narrativas cheias de simbolismo.

Mais um desafio...Escolher um conto entre tantos, que gostaria de compartilhar com você. E agora? O que posso dizer? Ah! Já sei!!! Posso dizer que alguns contos falam sobre uma bruxa, a tal ‘’Baba-Yaga’’, que tem lá suas preferências para não fazer o mal.(rs)

Vou falar um pouquinho sobre um conto, para dar vontade a você de ler na íntegra os outros contos. Ok? Vamos que vamos...

Vou compartilhar o conto: ‘’A Branca de Neve Russa’’. Bem, o conto fala de um casal que não poderia ter filhos, onde os anos passavam e a tristeza deles pela ausência de uma filha.

Um dia, eles estavam brincando na neve, e construíram uma snegorochka, uma boneca de neve. Ajeitaram aqui e ali e finalmente a boneca de neve estava pronta, a "Branca de Neve".

Quando pronta, a senhora falou tristemente sobre o desejo de ter uma filha, já que a velhice estava chegando e a velhice deles assim seria mais alegre. O ‘’sentimento dos dois foi tão intenso e sincero que o milagre se fez: Branca de Neve piscou para eles’’.

Não era um sonho, já que a pequena Branca de Neve disse a eles que seria uma boa filha.O tempo passou e ela sempre em casa, ajudando nos afazeres, sem nunca reclamar.

O tempo passou e a mãe disse a ela, quase não falava e que precisava sair, arranjar uns amigos, já que era tão jovem e eles estavam já na velhice. Mas Branca de Neve dizia que não tinha vontade de sair, pois era feliz ali.

Só que no dia do carnaval, vendo tanta alegria pela janela, resolveu sair.Foi quando conheceu Kupava, que namorava Mizgir, um rico comerciante que era forte e alto.

Eles foram se divertir e foi quando a jovem conheceu o pastor Leo...Bem, o que posso contar a partir de agora é que ocorreram ciúmes, insultos, injustiça, mas também o surgimento da verdade.

Dizer mais alguma coisa? Sim, o Czar Berendei conseguiu desfazer o mal contra a Branca de Neve. Mas ela teve um triste final, pois não suportou a vergonha passada.

Super dica de leitura!

Cada conto é um presente de cultura russa!

Bjs,

Alda