quarta-feira, 19 de julho de 2017

Livro: Salvador Dalí

Bem, aqui compartilho outro livro bem interessante, que faz parte da coleção Biografias’’, que foi escritor por José Morán, com ilustrações de Carmen Guerra e tradução de Mary Amazonas e que foi lançado pela editora Girassol.

Confesso, que já li e apreciei obras deste grande pintor catalão, que era reconhecido pelas suas obras surrealistas. Na verdade, ele fez parte do período do Surrealismo, Expressionismo e Pós-impressionismo.

Pois bem, o livro é uma bela viagem pelo mundo da arte, mais precisamente pela vida de ‘’Dalí’’. O autor menciona que ele foi uma criança ‘’mimada’’, já que seus pais faziam todas as suas vontades.

Existe algum fato curioso? Vários, mas vou citar dois: Segundo os pais, Dali era a reencarnação do irmão, que era chamado também de Salvador, mas que morreu aos 2 anos de idade.

Aos 5 anos, seus pais o levaram até o cemitério para visitar o irmão e segundo Dali, esse fato marcou-lhe por toda a sua infância e o segundo fato é que, quando pequeno, ele gostava de se vestir como um rei ou marinheiro e até de menina.

Ah! Um dado curioso também, ele tinha medo de lagosta. Daí, seus colegas de escola quando descobriram o aterrorizavam, até ele sair gritando, mas como ele era astuto, simulou que tinha medo na verdade de papagaios de papel e assim, eles o deixaram em paz.

Enfim,o livro é muito interessante e com ilustrações belíssimas, que fazem do livro uma grande obra. Por isso, quem puder ler na integra vai gostar.

Bjs,
Alda de Cássia

 *Imagem: Casas Bahia