sábado, 22 de abril de 2017

LIVRO: O Encantador de Clientes e outras histórias


É um livro de contos, ou melhor, fábulas modernas, sobre Administração, Marketing e comunicação. O escritor é Eloi Zanetti e foi lançado pela editora Elsevier.

O autor conta, logo na apresentação, o seu interesse de escrever histórias. O gosto veio da infância, com obras-primas como ‘’Tarzan’’.

Na adolescência, a contar histórias para os irmãos menores e depois aos filhos. Já adulto, contar histórias foi uma consequência de sua profissão ,que era falar em público e usar histórias para deixar suas apresentações mais acessíveis com suas explicações.

São 6 histórias, cheias de ensinamentos e reflexões. Cada uma com uma sabedoria em seu contexto. Até porque, eu acredito que os contos e as fábulas devem levar o leitor a um ‘’Para Refletir’’ e deixá-los ‘’mexidos’’ após a leitura, mas de forma positiva.

Qual escolhi? Vamos lá! Foi ‘’Dona dificuldade vai à luta’’. Bem, é mais um conto em que o escritor deixa uma mensagem de otimismo de forma figurada.
O conto fala de Paulo, um proprietário de uma fábrica que estava passando por grandes dificuldades econômicas. Eram dívidas que pareciam ‘’nascer’’ em sua mesa todos os dias.

 A situação já estava ficando crítica, a ponto dele nem desejar retornar para casa, pois, via cobrança por parte da esposa e filhos e ele já estava desgastado com tantos problemas.

Um dia, quando estava desolado em seu escritório, uma mulher aparece. Que espanto! Quem era? Nunca a viu na fábrica? Quem a deixou entrar? O certo , é que ela foi logo perguntando o motivo do seu desânimo. Entre um questionamento e outro, ela disse que era a ‘’Dona Dificuldade’’, já conhecida por ele.

Ele, é claro, disse não a conhecer, mas ela insistiu que ele, vira e mexe, chama por ela. Ela disse que, ele era responsável pelas dificuldades atuais.

Na hora, ele até ficou em dúvida se era mesmo o culpado. O fato, é que ela foi clara, dizendo que suas atitudes, o modo de agir, eram responsáveis por tais dificuldades.

Entre tentativas de justificar-se, Paulo não convenceu a ‘’Dona Dificuldade’’. Você acredita que ele até disse a ela, que ninguém passava por tantas dificuldades como ele?

Pois é, ele falou! E ela, de imediato disse que, todos em algum momento da vida a encontram um dia. Por sinal, nesta hora, ele a chamou de louca e ela retrucou que alguns não sabem lidar com ela a cada encontro.

Por fim, entre tantas reflexões que a ‘’Dona Dificuldade’’ leva Paulo a pensar, ele descobre que enquanto não souber lidar com suas dificuldades, elas só crescem.

Ufaaaa! Espero ter deixado um pouco da mensagem do conto por aqui, assim como, espero que você tenha a oportunidade de ler os outros contos.

Pisiuuuuuuuu...Antes de dar tchau por aqui, lá vai uma perguntinha: Você sabe lidar com as dificuldades do dia a dia?

 Bjs,
Alda


 *Imagem: books.google.com