segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Super dica de leitura: Os grandes Filósofos que fracassaram no amor.

 


Hoje, vou falar sobre um livro muito interessante chamado: ’’Os grandes filósofos que fracassaram no amor’’ de Andrew, Shaffer da editora Leya.



São 37 casos de amor de grandes filósofos e intelectuais de todos os tempos, mostrando sim, que ‘’sofrer por amor’’, ‘’decepção de amor’’ e ‘’desencanto do amor’’ sempre ocorreu e não é muito diferente do que acontece hoje.


Segundo o autor, o grande filósofo Nitzche, que ‘’fazia tanto sucesso entre as mulheres de sua época _apesar de certas afirmações misóginas, foi rejeitado todas às vezes em que se apaixonou’’.


Filósofos como: Sócrates, Platão, Diógenes, Aristóteles, Santo Agostinho de Hipona, Arthur Shopenhauer, entre outros ainda pouco conhecidos por nós, estão em breves relatos; relatos acessíveis a todos os leitores que ainda não tiveram a oportunidade de conhecê-los.


Fui buscar o meu livro de filosofia para poder tornar esta conversa mais esclarecedora possível. Filosofia segundo Jenny Teichman e Katherine C.Evans no livro: ’’ Filosofia-Um guia para iniciantes’’ é ‘’o estudo de problemas fundamentais, abstratos e muito gerais."

Estes dizem respeito á natureza da existência, do conhecimento, da moralidade, da razão e do propósito humano."


Não esqueçam que a origem da palavra "filosofia" (do grego) é uma composição de duas palavras: philos (φίλος) e sophia (σοφία).

Alda de Cássia