sexta-feira, 15 de maio de 2015

Livro: O pequeno filósofo.


Que livro interessante! Mais um livro do escritor, advogado e político Gabriel Chalita, lançado pela Editora globo. Este ganhei de presente da ‘’mana abençoada’’, dias desses.

Estávamos na livraria Leitura, do Shopping Pátio Belém. Encontrei-o na seção de livros da categoria Juvenil, entre tantos outros para jovens.

Confesso, que o título me chamou atenção e, ao folheá-lo, não resisti. Mas eu iria desistir já que estava com outros na mão e sairia além do previsto no meu orçamento do mês.

A ‘’mana abençoada’’ deve ter percebido a minha tristeza em ter que ‘’deixá-lo’’ e então comprou, junto aos seus escolhidos. É claro que não pude recusar!(rs)

Neste dia, sábado, fomos almoçar aquela pizza lá mesmo. Ela foi fazer o pedido e eu resolvi ler algumas páginas.Sabe, uma leitura bem acessível,cheio de ilustrações, que dão um toque especial ao livro. As ilustrações são de Thais Linhares.

Em casa, voltei a ler. O autor conta a história de um pequeno filósofo, que se pega a pensar. Simplicidade era o seu tema. Ele ria sozinho e olhava tudo ao seu redor, quando não falava.

É um livro de pura reflexão filosófica. Livro de ficção, diga-se de passagem. Existem dois personagens principais: um o narrador que é adulto e o menino filósofo.

Juntos embarcam em um trem e viajam pelas estações, que simbolicamente representam as alegrias e as tristezas da vida. Na verdade, o livro vai falar das angústias humanas e da possibilidade de ‘’limpeza da alma’’ ou purificação chamada de catarse.

Vou colocar um trecho sobre a felicidade. Ok?

‘’... a felicidade é muito mais digna do que a satisfação e o desejo.A satisfação vai embora e quer mais.O desejo não quer ser saciado, ou melhor, depois de saciado quer mais.A felicidade é diferente do desejo e da satisfação.Ela é contínua como o rio da minha infância.Sabe para onde vai e não para, porque não precisa parar’’(pg.100)

Super Dica de hoje!

Bjs,

Alda