sábado, 5 de junho de 2021

Autoconhecimento

 

Li um artigo em uma revista, no qual um homem foi passar 5 dias na comunidade Zen Budista do Brasil, que foi liderado pela Monja Coen e que relata sua experiência espiritual.
Logo de cara eu pensei: "Será que eu teria coragem?’’. Sim, porque sou muito ‘’hiperativa’’ e ficar em um local onde o silêncio seria a regra de convivência, talvez seria demais para a "minha cabeça’’(rs).

Mas, ao ler o texto sobre as dificuldades de ficar sentado na ‘’posição de Lótus’’, olhando para uma parede  branca em meditação ‘’Zazen’’ foi algo que me fez refletir.

Segundo o autor do texto, eram 10 sessões por dia de 3000 minutos, ou seja, 5 horas Zen. As dores nas pernas quase o fizeram desistir. As refeições eram rápidas e eles lavavam banheiros.

Ele até disse, que até gostava, pois nessa hora e durante as refeições, era possível "esticar as pernas’’ por alguns minutos. O certo, é que ele já no ultimo dia já não sentiu dores nas pernas e aquela parede branca ficou muito relaxante para ele.

Enfim, quando terminei de ler o artigo, até me vi tentada em experimentar tal "sintonia zen’’. Mas, por enquanto, vou exercitando o meu silêncio da alma’’. Sim, estou no momento de ‘’ ficar na minha’’ e estou aprendendo a silenciar. Solidão? Depressão? Não! Autoconhecimento e reforma íntima.

Alda de Cássia 

Foto: Arquivo pessoal