quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Carlos Heitor Cony – Conto:A louca


Hoje, quero compartilhar um conto do saudoso escritor Carlos Heitor Cony. É interessante que conheci seus contos na época em que a apresentadora Ana Maria Braga lia um dos seus contos em seu programa matinal.

Por sinal, ficava só aguardando ‘’aquele momento’’, pois nada era tão especial e nenhuma ligação me fazia tirar ‘’os olhos’’ da telinha. Daí, porque tenho guardado vários contos em meus arquivos pessoais e hoje vou compartilhar sobre um. Qual Alda? Sim, a ‘’Louca’’.

Bem, infelizmente algumas pessoas ‘’colocam rótulos’’ nas pessoas que possuem alguma ‘’mania esquisita’’. Sabe aquela? ‘’Ela guarda até a bula do remédio e se bobear a caixa!’’ Ou: ‘’’Ainda guarda selos antigos e moedas sem valor’’.

Pois, vou falar por mim... Eu guardo as bulas para caso precise comprar o remédio lembrar a composição e ‘’serve para’’ e as caixas para evitar perder as bulas... Será ‘’birutice’’? Já até deixei de guardar as caixas...Ufaaa!!!(Rsrs)

Quanto a colecionar selos e moedas...Nosso pai os guarda! Ele, ‘’vira e mexe’’, gosta de ‘’dar uma olhadinha’’.O motivo da coleção é ‘’valor afetivo’’ , pois ele lembra da época que ‘’ter uma coleção’’ era algo muito difícil, já que como arrimo de família não ‘’sobrava’’ dinheiro para comprar os aviões e carros que tanto desejava.

Ops, vamos voltar à ‘’A louca’’ de Cony... Pois sim, o conto fala de uma senhora que tinha a ‘’mania’’ de escrever tudo que precisava lembrar, por isso enchia cadernos e cadernos de anotações.

Os filhos não se importavam no início, mas o perguntar tudo a todos, já estava incomodando a ponto de chamarem um psiquiatra, que constatou uma ‘’mania inofensiva’’.

O estopim foi quando abriu a janela e, vendo dois jovens namorando quis saber de tudo: nomes, idades, onde o rapaz tinha comprado a moto e tal.Pronto!Os filhos resolveram interná-la. No entanto foram surpreendidos quando perguntaram o motivo de querer levar todos os caderninhos: ‘’ E eu sei? Se soubesse, não estaria indo para onde vocês estão me mandando!’’.

Seria loucura da senhora? Era preciso internar em uma clínica de repouso? Por que ela escrevia tanto? Será que os filhos conversavam com ela? Será que ela escrevia como forma de manter sua mente ativa? Será, será, será??????

Bjs,
Alda de Cássia

*Imagem: Revista Prosa Verso e Arte