terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Amor por Belém - @Junniorbelém



Hoje, vou falar sobre o Junior, que conheci no ‘’Instagram’’ após ‘’curtir’’ e ‘’comentar’’ sobre suas lindas fotos, ‘’clicadas’’ por vários pontos turísticos daqui de Belém do Pará, que, por sinal, retratam de vários ângulos tanta beleza da nossa ‘’Cidade das Mangueiras’’.

Segundo o Junior, ele começou a registrar ano passado, em Janeiro. Os primeiros registros foram no Bosque Rodrigues Alves e desde aquele dia não conseguiu deixar de eternizar ‘’cada canto entre canto’’.

Ele se diz ‘’fascinado’’pelos casarões antigos e pela natureza. De fato, ele não só ‘’compartilha’’ com textos históricos do local, como coloca no ‘’Story’’ várias fotos de lugares em seus detalhes.

Ele ficou quase 2 anos sem ‘’usar o instagram’’, porém quando comprou um novo celular com mais recursos se sentiu preparado para ‘’voltar’’, mas a sua intenção era ‘’postar’’ sobre músicas, filmes e livros, sendo assim mostraria as ‘’suas coleções’’.

Ao conhecer o perfil @Belemcity, ele mudou de ideia. Mudou de rumo, pois viu que eles ‘’postavam’’ fotos de outros ‘’ apaixonados’’ pela ‘’Manguerosa’’e pensou: ‘’Por que eu não faço um registro assim?’’.

Pois bem, aqui estão 4 fotos de sua seleção da seleção de suas fotos que por sinal foi muito difícil para escolher e compartilhar por aqui. Ele nos dá um presente quando junto com as fotos envia a sua emoção em forma de escrita os cenários registrados:

‘’Nas primeiras imagens as ruínas da Capela do Engenho do  Murutucu. Por que escolhi esse lugar entre outros de Belém? Porque amo arquitetura antiga, e quando eu fiquei sabendo da existência dessas ruínas, eu tive que ir lá pessoalmente conhecer. Um lugar mágico. No meio do mato. Onde você só escuta o silêncio sendo quebrado pelo canto dos pássaros".

"Vou falar um pouco do engenho e da Capela: Essa Capela foi construída em 1711 e foi dedicada a Nossa Senhora da Conceição e as margens do igarapé Murutucu estão localizadas as ruínas de um engenho de cana-de-açúcar  construído em 1610".

"Encontram-se os vestígios do que fora a Capela , a casa grande, a casa de força , a senzala, entre outros edifícios do outrora próspero Engenho Murucutu. A história do Murucutu conta com diversos proprietários e uso do local junto com a presença de escravizados indígenas e afrodescendentes".



"As últimas imagens são de Mosqueiro, e ano passado (2019) eu fui pela primeira vez em Mosqueiro, e eu amei a ilha, suas histórias, seus casarões, suas praias, essas escolhidas (fotos) são da Praia do Bispo, com as suas ruínas antigas, residência do prefeito de Mosqueiro e do Porto Arhur, esse lindo Caramanchão fica bem em frente ao Chalê Porto Arthur, antiga residência de Arthur Pires Teixeira. Arthur Pires foi quem praticamente levou inovação para Mosqueiro e a fez expandir’’.















Uauuuuuuu !!!!! Que viagem histórica que o Junior acabou de fazer e olha que sem sair de casa só com a ‘’viagem dos olhos de um ponto ao outro da tela. Não foi mesmo?

Minha sugestão a você: ‘’Vá lá! ’’Segue’’ o @junniorbelem e o @belemontemehoje’’ no instagram e você vai ‘’olhar Belém’’ com os ‘‘olhos do coração’’ e descobrir belezas em seus detalhes mais detalhados...’’Pasmem!’’ Até os registros nos cemitérios de Belém ‘’ganham’’ ‘’vida’’ e os casarões antigos ‘’gritam’’ em ‘’seus interiores’’ que ‘’dá vontade ‘’ de fazer os passeios turísticos que o Junior indica.

°°°°° Próximo talento paraense: Roberto Cezar Oliveira 

Alda de Cássia

*Imagem: @Junniorbelem / Instagram: @junniorbelem e @belemontemehoje 
Fotos e contatos autorizados