quarta-feira, 12 de abril de 2017

Livro: Confidencial - Anotações secretas de uma adolescente


*Imagem*
O livro que vou compartilhar hoje é para... ADULTOS também! Sim, quem nunca foi adolescente? É claro que, nem todos tinham um diário para anotar os segredinhos mais que secretos ou deixar registrado um pouco da sua vida.

Eu e a ‘’mana abençoada’’ tínhamos o nosso! Dias desses achei um deles com figuras, corações e dedicatórias das amigas da época do colégio.

Um segredinho...PSIUUUUUUUUU...Tenho um hoje! Sim, sim mas nele escrevo minhas inspirações literárias. OPS! Escrevia! Qualquer dia conto o que aconteceu, ok?

Vamos falar agora sobre o  livro: "Confidencial – Anotações secretas de uma adolescente ‘’da escritora Ivana Arruda Leite, que lançou o livro pela editora 34.

Inspirada nas conversas com a sua sobrinha de 15 anos de idade, a autora fez uma obra que fala de uma fase difícil na vida da jovem e que deixa bem claro, os dilemas e questionamentos referentes à adolescência.

Temas como ‘’O primeiro sutiã", "o primeiro beijo’’, ‘’ciúmes da amiga’’, ‘’menino mais velho’’, ‘’gravidez’’, "beleza", "gordura" e "outras histórias’’, ‘’teste vocacional’’, entre outros, são abordados.

Eu me identifiquei com: "Sou criança ou sou adulta’’. De fato, quando era adolescente, frases como: ‘’Não pode usar cor vermelha nas unhas, pois, você é criança. Passe só a base’’.’’Pare com esse medo, você já está grandinha para isso’’ou ‘’Isso é roupa de adolescente.Você já está grande para usar estas coisas’’. Tudo isso me deixava intrigada.

No livro, a jovem é a Ana Laura fala dos medos e da vontade de pedir colo para o pai, mas para provar que é dona de seu nariz não pede e sim para a sua tia Bi.

Ela fala que já ouviu mães de colegas dizerem que suas filhas falam tudo para elas, até os segredos e ela não acredita, pois caso isso aconteça a mãe pode correr de chinelo na mão atrás da filha, já que as mães nem sempre conseguem entender o que as adolescentes sentem de fato.

Enfim, um livro que fala de tudo um pouco e me fez lembrar que nem todo adolescente é ‘’aborrescente’’ como alguns dizem. No meu caso e da ‘’mana abençoada’’, fomos duas adolescentes que viveram a adolescência em meio aos livros literários, daí nosso gosto pela leitura.

Bjs,

Alda 

*Imagem: Amazon.com

DOIDIVANA

Blog de Ivana Arruda Leite