quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Livro: A panqueca fugitiva, O Resmungão e outros Contos Nórdicos


Mais um livro bem interessante! Qual?’’A panqueca fugitiva, o resmungão e outros contos nórdicos. O autor é Augusto Pessôa, tendo Nina Millen como ilustradora e o livro foi lançado pela editora Rocco Jovens leitores, em 2015.

Segundo o autor, são histórias dos povos germânicos que habitavam a Escandinávia e que a transmitiam oralmente. Agora, o autor pesquisou e adaptou 8 contos nórdicos que aqui estão bem ‘’contados’’ e ilustrados.

Confesso que, fui lendo ‘’devagar parando’’ (rs). Em dois dias terminei de ler o livro, uma vez que são histórias cheias de cultura que aguçam a nossa curiosidade.

Resolvi escolher uma para compartilhar hoje por aqui: ‘’Os três corvos’’.Conta a história de um menino que viaja muito em um navio à vela até que um dia resolveu ficar mais perto da sua família.

O capitão não gostou muito da novidade,pois ele era muito esperto e fazia todo o seu trabalho direitinho.Os tripulantes também gostavam dele,mas assim como o capitão, eles desconheciam o dom que o menino possuía.

Qual? Ele era vidente. Pois é, ele via e ouvia  seres sobrenaturais sem nenhuma pessoa perceber sua presença. Acontece que, em um domingo, enquanto a tripulação estava na terra, ele ouviu umas vozes saindo do porão.

Eram 3 corvos pretos.Eles estavam planejando uma vingança e nem desconfiavam que o menino estava espionando.Na verdade, eles  eram  bem conhecidos do capitão e dos marujos. O menino reconheceu pela voz.E atento prestou muita atenção.

Qual o plano? O feitiço era afundar o navio. De uma  forma terrível . Que por três vezes atingiria o navio, porém havia uma forma de impedir.

O menino escutou direitinho!Assim que, o capitão e os marujos chegaram, ele se ofereceu para fazer a última viagem, no entanto, ele teria que estar no comando.

O capitão estranhou, mas como gostava muito dele o deixou comandar. De fato, ocorreu o previsto, só que o menino agiu e impediu a destruição.

Sabe aquele ditado que diz: "O feitiço vira contra o feiticeiro?" Pois é, aconteceu. Só o que posso dizer é que para quebrar o feitiço 3 toras de madeiras foram usadas, as três maiores  redes de pescas e uma serra.

Bem, o final foi criativo e surpreendente!

Para REFLETIR

Você acredita que respondemos pelos nossos atos?Nada fica sem respostas?Que colhemos o que plantamos?Que todo mal se destrói sozinho? 

Vale a pena ler o livro na integra!
Dica de leitura!

Bjs,
Alda

*Imagem: Arquivo Pessoal