quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

A solução para bloqueios criativos




Você já sofreu com bloqueios criativos. Não adianta negar, todo mundo passa por isso. Não importa se vocês está trabalhando com planilhas no trabalho, tentando decidir a cor da cortina ou planejando uma viagem, você certamente já se deparou com um bloqueio mental que não te deixou seguir em frente.

Algumas vezes eles ocorrem por termos que decidir entre várias opções, outras vezes ocorrem simplesmente por não termos opção alguma. Em ambos os casos, ficamos presos em uma situação que sempre parece sem saída.
A solução, normalmente, é um simples intervalo. Voltar ao problema depois de uma hora, um dia ou uma semana, pode clarear a situação. Você até se surpreende com como a resposta estava ali, na sua cara.
Isso é uma capacidade fascinantes das nossas mentes. É incrível como ela é capaz de resolver um problema inconscientemente enquanto estamos vivendo nosso dia-a-dia.
A incubação funciona
O efeito de incubação é bem conhecido e faz parte da teoria dos “quatro estágios da criatividade”, formada pelo psicólogo inglês Graham Wallas em 1926:
1. Preparação
2. Incubação
3. Iluminação ou ideia
4. Verificação
O problema dessa teoria é que a fase da incubação é um grande mistério. Após a preparação, o processo de incubação consiste simplesmente em não fazer esforço consciente para resolver o problema, o que resulta em uma ideia ou iluminação. Muito bom para ser verdade, certo?
Por incrível que pareça, não é bom demais para ser verdade. Isso realmente acontece. Pesquisas no ramo da psicologia comprovam que a experiência de incubação (o famoso “dar um tempo”) realmente funciona. Mais de 50 estudos já foram feitos sobre esse processo, e três quartos deles comprovam seu funcionamento.
A pergunta, portanto, é: por que isso funciona?
É só esperar um tempo?
Um grupo de psicólogos afirma que o efeito de incubação consiste apenas em esperar um tempo. Quando você dá um intervalo a um problema, sua mente descansa e, quando você volta, ela está fresca para começar a trabalhar novamente – resolvendo tudo de forma melhor. Não é só sua mente que está renovada, mas todas as visões e pontos de vista que você tinha sobre o problema foram resetados. Antes, você via o problema de uma forma específica que limitava sua capacidade de encontrar soluções. Depois do intervalo, você esqueceu o que te prendia, e está livre para seguir em frente rumo à solução.
Porém, segundo os psicólogos, não é apenas esquecer o jeito antigo de pensar que permite avançar – há também a questão do trabalho inconsciente que ocorre no descanso.
Isso foi comprovado através de um teste. Os psicólogos ofereceram um desafio de criatividade aos participantes, que consistia em listar o maior número de novos usos para objetos cotidianos em dois minutos.
Uma cadeira, por exemplo: além de sentar, quais outros usos podem ser feitos dela? Você pode subir nela para ver algo alto; também é possível construir um abrigo para o frio, usando-a de apoio para cobertores….
Quanto mais usos imaginar, mais criativo é o indivíduo.
Depois disso, foram dados testes de matemática, para deixar a cabeça dos participantes ocupadas e, em seguida, o teste de criatividade foi feito novamente. A sacada foi que apenas uma parcela dos participantes sabia que voltaria a fazer o teste de criatividade, o resto foi surpreendido ao ter que realizá-lo outra vez.
O grupo que sabia que teria que realizar o teste novamente mais que dobrou o número de ideias, enquanto o grupo que foi pego de surpresa praticamente não aumentou sua média.
O estudo mostra, portanto, que o trabalho inconsciente é a chave no processo de incubação. O grupo que sabia que realizaria o teste novamente deixou o inconsciente trabalhando, enquanto estavam focados no teste de matemática. Já o outro grupo, que não esperava realizar a tarefa, descartou o teste de criatividade e não evoluiu no tempo de descanso. Isso significa que romper um bloqueio mental é, mais que tirar um descanso, saber que essas tarefas serão realizada depois dele.
A pesquisa também é uma boa dica para pessoas criativas em geral: intervalos entre atividades sempre vão te ajudar a avançar na criação. É ciência. Mesmo que sua rotina de trabalho seja apressada, intervalos são uma ótima escolha. Por mais que você ache uma perda de tempo, as soluções criativas que virão vão otimizar seu trabalho – além de proporcionar momentos mais agradáveis e diminuir o estresse do dia-a-dia.
Essas são, portanto, as duas principais dicas baseadas na pesquisa para tirar o máximo do efeito de incubação:
- Preparar: antes de deixar a ideia descansar, é bom sempre ter um panorama geral do problema. Não adianta parar logo que a crise surgir – é sempre bom conhecer o problema de todos os ângulos antes de incubá-lo. Seu inconsciente agradecerá.
- Pequenas pausas: até os períodos pequenos de incubação podem ser funcionais. Segundos os estudos, parar durante meia hora pode ter o mesmo efeito de deixar o problema repousando por 24 horas.
·         Texto adaptado de “The Incubation Effect: How to Break Through a Mental Block”, do Psyblog.


 *Pesquisa para o Blog e arte: Vitória de Cássia