sábado, 23 de janeiro de 2016

Revista: Coleção Frutas & Saúde Especial Cardiovascular.

Uma revista ‘’pra lá de interessante!" Sempre que posso, aproveito para dar ‘’uma espiadela’’ na edição do mês, até porque seus temas são sempre de grande interesse na área da saúde.

Hoje, cuidar da saúde é prioridade, o mundo moderno facilitou a nossa vida como os ‘’fast food’’. Mas, vamos confessar, essas comidas estão longe de serem saudáveis!!

Por isso, achei tantos artigos interessantes. Vou compartilhar alguns e espero que você tenha a oportunidade de ler na integra. Ok?

O certo, é que a hipertensão arterial, a tal pressão alta, vem deixando muitos brasileiros com severas limitações na área motora, ultimamente.

A diabete, a obesidade, o sedentarismo, o fumo, o álcool, o colesterol e triglicerídeos altos, estresse, assim como a má alimentação, são fatores responsáveis pelo AVC (Acidente vascular cerebral) e infartos.

Sempre digo para os meus pacientes com diagnóstico de AVCI (acidente vascular isquêmico) e AVCH (acidente vascular hemorrágico), que a internação poderia ser evitada se a saúde fosse colocada como prioridade.

Nos atendimentos terapêuticos, a evidência da perda da força muscular, da sensibilidade e até dos lapsos de memória, fazem que muitos fiquem desestruturados emocionalmente, pois suas AVD´S (atividades de vida diária), por exemplo, ficam prejudicadas.

O resgate da autoestima e a conscientização da possível reabilitação motora atenuam o adoecimento não elaborado, a ponto de dar aos pacientes meios de auxiliar no tratamento.

Durante as atividades terapêuticas  é feito , entre outros,a restauração da capacidade funcional comprometida além da intervenção no cotidiano hospitalar promovendo a qualidade de vida ...Qualidade de vida!!

Vamos lá!!!

Pois bem, vou colocar um pouco do universo de informações muito acessíveis dessa revista!

@ ‘’O Brasil está em sexto lugar, figurando entre os países com as taxas mais altas de morte por doenças cardíacas, infarto, hipertensão, em homens e mulheres de 35 anos a 74 anos’’.

@ ‘’A segunda maior causa de morte no mundo é também uma doença cardiovascular: o acidente Vascular Cerebral (AVC)...’’

@ ‘’A  hipertensão é chamada de ‘’assassina silenciosa’’. Os chamados "órgão-alvo’’ são o coração e o sistema cardiovascular, o cérebro, a retina e os rins’’.

@ A segunda opção para detecção de doenças cardiovasculares: Mapeamento dos genes, que consiste em "fazer um estudo dos genomas para o diagnóstico e o monitoramento de doenças infecciosas e genéticas humanas, por exemplo’’

Enfim, existe receitas assim como dicas para uma boa alimentação, exercícios e prevenção visando a qualidade de vida.

Super Dica!

Bjs,
Alda