domingo, 8 de dezembro de 2019

Refletindo com o filme '' A culpa é das estrelas ''









Assistimos ao filme: ’’A culpa é das estrelas’’. Foi em mais um final de semana que passamos juntas.Para quem não sabe,a ‘’mana abençoada‘’ é casada, mas ela escolhe um dia no final de semana para vir até aqui e juntas trabalhamos, caminhamos e falamossss muitoooo!(rs).

Pois bem, é um filme que aborda o tema de pessoas que estão com câncer, de uma maneira sensível e objetiva ao mesmo tempo.

Trabalhei por 6 meses, em um hospital aqui em Belém, com crianças com câncer, logo que me formei em Terapia Ocupacional. Confesso que foi uma experiência profissional e pessoal que marcou a minha vida.

Não foi fácil, pois, só tinha a teoria. A prática me mostrou que o amor é o melhor remédio diante da dor. Dar um sorriso, pedir para ter fé, segurar as mãos trêmulas e dizer: ’’Estou aqui. Não vou deixar você sozinho’’. Foi o que mais fiz naqueles meses.

Fazia atividades terapêuticas com as crianças internadas e, cada vez que uma morria em meio a dor e silenciava em seu leito,eu chegava em casa e chorava no colo da nossa mãe.

Confesso que, apenas não fui ver uma criança que havia morrido, porque sua mãe mencionara minutos antes do seu falecimento: ’’Meu filho gosta muito de você e quando ele sabe que você vai chegar, ele fica esperando sentadinho no leito. ’’.

É claro que, sai de lá segurando o choro. E na escada chorei e pedi forças para Deus, para ser mais forte que a minha dor de perda naquela hora. Mas era muito nova e sucumbi ao profundo desalento da quase despedida daquela criança.

Quando assisti ao filme, veio a tona todos aqueles 6 meses e fiquei muito emocionada, já que retrata a coragem daquele que recebeu o diagnóstico do câncer e luta por mais um dia de vida ao lado de quem ama.

Os protagonistas Hazel (Shailene Woodly) e Gus (Ansel Elgort), conseguiram retratar uma realidade de pessoas com câncer e que lutam pela vida, de uma forma simples e apaixonada.

Só quem conviveu ou convive com uma pessoa que tem câncer sabe o que a quimio e a radioterapia fazem. Desde o vômito à diarreia, à queda de cabelos ao isolamento, e, consequentemente a solidão.


Lindo e apaixonante o filme!!

Super dica de hoje!

Alda de Cássia 

*Imagem: O Fuxico