quarta-feira, 28 de novembro de 2018

''Cai 7 vezes e levanta 8'' - Monja Coen





Em uma entrevista a Chris Buarque, a Monja Coen fez uma citação de ‘’O mesmo chão que caímos e o mesmo que nos dá suporte para levantar’’. Logo em seguida fala da sua superiora, que fez uma analogia utilizando um barco: Diz que, a água que sustenta o barco é a mesma que pode afundar o barco.

Que interessante! Vale muito refletir! Pois é, e ao refletir pensei em quantas vezes caí e levantei. Em quantas levantei machucada, mas segui em frente.

Cair e levantar. Machucado e aprendizado. Sempre digo para a ‘’mana abençoda:’’A vida continua. Não dá para refazer e sim, fazer novamente e não reclamar. Reclamar não adianta’’.

Será que a água que sustenta o barco pode afundá-lo? O que você acha?Outra reflexão veio e pensei mais uma vez: ‘’Se eu não souber remar, vou perder a rota e pela minha falta de conhecimento em manejar o barco posso bater em uma pedra e afundar’’.

Por isso, digo para a ‘’’mana abençoada’’: Não adianta reclamar. Não adianta lamentar. Faz aos poucos o que deve ser feito. Descansa. Mente cansada, não rende nada! Quem quer tudo perde tudo e nada de comparação, pois quem se compara com o outro perde o seu valor’’.

Enfim, acredito que toda queda traz um aprendizado e todo aprendizado traz uma releitura no modo de ação. Mudar de rota ou buscar uma melhor estratégia para chegar ao destino é uma das melhores alternativas (Minha estratégia de navegAÇÃO) e não perda de tempo ou incapacidade de navegar.

Bjs,
Alda de Cássia


*Imagem:Instituto Brasileiro de Coaching