quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Livro: A idade da discrição.

Antes de falar sobre a história deste livro, vou mencionar que a autora foi esposa do grande filósofo Jean-Paul Satre.

Ela é Simone de Beauvoir e lançou inúmeros livros, que registraram toda a sua sensibilidade à flor da pele diante dos assuntos do cotidiano.

Foi professora de Filosofia em Marselha, Ruão e Sorbonne. Neste livro contém três contos: ’’A mulher desiludida’’, ‘’A idade da discrição’’ e ‘’Monólogo’’.

Vou falar resumidamente de ‘’A idade da descrição’’. Ok?

Conta a história de um casal de intelectuais de esquerda e o seu filho. Eles na meia idade e o seu filho primogênito, que saiu de casa. Até aí parece muito semelhante a tantos outros filhos que saem de casa após o casamento.

Mas, nesse caso, a mãe não aceita que seu filho deixe de escrever sua tese para assumir um cargo no Ministério da Cultura por influência da família da esposa.

O pai (André), desaprova o cargo do filho, por questões políticas, porém estabelece uma relação de velado convívio com o filho (Philippe).

Quando a mãe descobre, não só não aceita, mas fica desiludida com a atitude do marido e do filho, pois o filho diz que eles estão velhos para aceitar mudanças na vida.

O certo, é que o conto fala do contexto do envelhecimento, de questionamentos de fim de carreira, dificuldade de criação e o envelhecer, que dá espaço para a desvalorização do ser.

O final do conto é a marca registrada da filosofa-escritora Simone de Beauvoir... ‘’Existencialismo beauvoiriano’’

Super dica de hoje!

Bjs,
Alda