segunda-feira, 5 de junho de 2017

''Existem justificativas para abandonar uma mãe ...''


''Existem justificativas para abandonar uma mãe no leito de um hospital?''

Sim, fiz essa pergunta ao filho de uma paciente idosa, que foi abandonada pela maioria dos filhos. Falo de abandono afetivo, que considero o mais devastador de todos.

Confesso que, fiquei tão indignada que falei não como terapeuta ocupacional, mas como uma filha. Não admito como filha, justificativa de que só está ao lado da mãe quando pode ou porque nenhum irmão quer ficar.

Meu Deus!!! Não deve ser obrigação de um filho cuidar do seu pai ou da sua mãe quando eles estão doentes!

O que é isso meu Deus! Quantas vezes aquela paciente deixou de dormir para cuidar dos filhos.Quantas vezes trocou as fraldas molhadas de xixi quando eles berravam pelo incômodo.

Sim, quantas vezes deve ter dormido exausta por ter que cuidar deles, do marido e da casa ou trabalhar o dia inteiro e chegar em casa tendo mais uma jornada?

O certo é que, o fiz refletir que nossos pais vêm com a missão de nós amar incondicionalmente, de nos proteger de todo mal, de educar moralmente e de dar a vida por nós... Nossa mãe sempre diz isso!

Ele balançou a cabeça concordando e fui além. Quando nos filhos não somos capazes de retribuir todo amor, principalmente durante a velhice, os maltratando, quem poderá protegê-los de nós?

Ele olhou-me fixamente e eu disse: "A lei, meu senhor! O Estatuto do Idoso possui este caráter de proteção. Por favor, me diga: Essa não seria a nossa função?"

Enfim, que Deus proteja nossos idosos diante de filhos sem amor de Deus em seus corações. Será que seus filhos vendo seu desamor não farão o mesmo com eles? Os filhos não seguem os exemplos dos pais? Existem justificativas para o abandono afetivo?





                                      
                                          https://youtu.be/NJeB_eOCOPo

Bjs,
Alda

* Imagem: News Rondônia