quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A escolha.


Existem algumas frases que você ouve quase que constantemente. Essa é uma delas: "Se eu soubesse que ele era assim, não teria casado com ele!’’.

Será quem não sabia? Sim, porque a pessoa se revela todos os dias, mas é preciso querer ver com os ‘’olhos da razão’’ e não da paixão.

Ninguém muda após o casamento e sim se revela aos olhos ‘’cegos’’ da paixão. É bom saber que não há ‘’enganados’’ e sim ‘’ fascinados’’. Se é que podemos chamar assim.

Perguntei ontem, para uma paciente: "Você aceitou o pedido dele de casamento. Não foi? Então, ele não a forçou a casar. Estou certa? Por que, então você não começa a repensar sobre essa relação, ao invés de culpar o outro? A escolha foi sua?

Aqui dizemos: ’’Quando um não quer os dois não brigam’’. As relações não são perfeitas, pois as pessoas não são perfeitas. Então, por que desejar que o outro seja o nosso espelho?

Ela estava sozinha no leito, sem companhia de parentes, e revelou que o marido ainda não havia feito uma visita. Era visível o seu abalo emocional e a sua fragilidade nesse processo do adoecimento.

Penso que ...Adoecer é perder o chão e cair no abismo quando não elaboramos este adoecimento. O terapeuta ocupacional possui essa função, dar suporte terapêutico e ajudar a elaborar esse processo de hospitalização.

Sempre digo, aos meus pacientes: ‘’Escolha ser feliz. Escolha amar. Escolha perdoar e acima de tudo escolha Deus em sua vida, pois eu não posso mudar a sua relação com o seu marido, mas eu posso ajudar a você a ver que a doença vai mudar o seu modo de ver o mundo e as escolhas futuras’’.

Ela disse: ’’Então, o que faço agora? ’’Bem, não poderia dizer o que fazer, pois não o faço e sim favoreço a reflexão. Apenas disse a ela que continuasse o tratamento, sem ficar tão ansiosa em querer ir logo para casa, a ponto de pedir alta para médica".

Ela fez atividades terapêuticas durante a internação, até a alta médica, e acima de tudo foi mais feliz e confiante para terminar o tratamento em sua casa.

Como será a relação com o marido? Não sei, mas espero que, ela mude a sua relação consigo mesma, pois o amor-próprio e o auto-cuidado é de sua responsabilidade. A escolha em ser saudável e em ser feliz é dela!

Bjs,
Alda 

Fonte: Imagem www.noivinhas.com.br