sexta-feira, 1 de setembro de 2017

FILME: Vida depois da morte (Beyond and Back)



 O que acontece quando uma pessoa morre? Pois é, querendo saber como este assunto foi refletido e apresentado comecei a assistir este filme que fala sobre as experiências de quase morte (EQM) produzidas pelo vídeo Spirite.

Muito interessante os relatos de pessoas que ‘’morreram’’ e ‘’voltaram’’, após alguns minutos, sendo consideradas mortas para a Medicina. Os relatos vão desde o que ‘’viram’’ e o que ‘’sentiram’’ durante esta ‘’viagem’’. Um filme baseado em fatos reais e que foi realizado no final dos anos 70, a partir das pesquisas cientificas pioneiras do Dr. Raymond Moody Jr.

São abordados temas como reencarnação e os fenômenos mediúnicos, sob o ponto de vista da ciência. As apresentações de cada caso são mostradas de forma real e com depoimentos em seguida das próprias pessoas envolvidas.

Uma cena interessante é quando um ator encena Platão e seus discípulos em um dos seus vários questionamentos: "O espírito é imortal?" Um dos questionamentos feitos também em outra cena: "Será que a morte é apenas uma porta para outra fase ou uma dimensão?" perguntas como esta são frequentes no filme.

Vou citar aqui, alguns casos ocorridos na EQM. Ok?

  ü Caso Benjamim Franklin (1756). Ele escreveu após a EQM: ‘’A vida é mais propriamente um  estado embrionário uma preparação para vivermos, pois um homem não está completamente nascido se  ainda não morreu’’

  ü Caso Príncipe Harry prestes a morrer. No momento assistido pela esposa e o médico da corte e autoridades diz: ‘’A luz do além é mais brilhante que o sol. E uns sinos gloriosos. Meus ouvidos se alegram com a sua música".
Ele vê o pai que acena para ele.

ü Caso Poetisa Elizabeth Browning: ‘’Mas é bonito!’’

  ü Caso Thomas Edison: ‘’É muito, muito bonito lá!’’

Enfim, existe inúmeros casos relatados e uma entrevista com a psiquiatra Dra. Eleanor Stevens, que estuda o estado psicológico e emocional de pacientes desenganados.

Antes de terminar, quero deixar algumas perguntas de alguns destes pacientes:

ü Como é morrer?
ü Tudo vai ficar escuro?
ü Haverá dor?

Vale a pena assistir!

Bjs,
Alda e Vitória

*Imagem: Livraria da Folha