sábado, 16 de janeiro de 2016

Livro: Por um fio.



Um livro muito interessante! Não só para quem é da área da saúde e se interessa pela relação paciente e médico, assim como a relação entre saúde e doença, mas também quem gosta de conhecer histórias de pessoas que enfrentaram com fé  uma doença grave.

Quem não conhece Dráuzio Varella? Dr.Drauzio Varella, que, de vez em quanto, apresenta temas interessantes em programas da Rede Globo, o último no ‘’Fantástico’’.

Nesse livro, Dr.Drauzio Varella, médico oncologista, reflete sobre a vida de seus pacientes do período da descoberta do câncer, até a morte.

As histórias possuem uma visão humanista e bem realista sobre uma doença devastadora do corpo e da alma e que mexe com todos os integrantes da família.

Bem,são muitos casos que são narrados em sua essência ,mas escolhi alguns pensamentos reflexivos deste grande médico e vou compartilhar com você, hoje, aqui no Blog Diário das Gêmeas Paraenses.

Sempre digo aos meus pacientes:''Sempre aprendo com vocês a dar valor aos pequenos momentos com a família e a saúde do corpo/mente,pois somos tão ''pequenos'' quando a doença chega,mas é preciso ser ''grande'' na fé!''

Vamos lá!

  @ Primeiros passos: ‘’Meu primeiro encontro profissional com a morte foi num plantão noturno, logo no início do internato, no Pronto Socorro do Hospital de Clínicas, em São Paulo..’’
                    
  @ ‘’Guardo dessa época lembranças gratas, apesar de tudo. Lidar diariamente com a morte daquela forma foi o golpe de misericórdia em minha onipotência juvenil; tenho a impressão de que comecei a ser médico naquele Pronto Socorro’’

  @ "Palavras: ‘’Decifrar intenções contidas no que diz a pessoa doente e seus familiares, talvez seja o mais difícil na Medicina’’.

Super dica de leitura!

Bjs,

Alda