quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Motivos para deixar de roncar







Lendo o artigo ‘’Dê um basta à sinfonia noturna’’; na revista ‘’Saúde é vital’’, com texto de Chloé Pinheiro e Diogo Sponchiato, lembrei que estava falando sobre algumas fases do desenvolvimento infantil na maternidade do hospital onde trabalho quando ouvi: ‘’r r r r RRRRRRRRR’’.

O que fiz? Continuei o ''blá-blá-blá terapêutico'' e ouvia um ‘’psiiii’’. Quando procurei de onde vinha o som, descobri que era uma mãe que acabou de chegar com o seu filho na enfermaria, ou melhor, com um casal de gêmeos que estavam quietinhos.

Algumas  mães e acompanhantes ficaram desconfiadas e outras estavam prestando atenção.Confesso que foi a primeira vez que vi e ouvi uma mãe roncar altOOOOOO. (rsrs)

Bem, fui fazer uma pesquisa e encontrei neste artigo 10 bons motivos para deixar de roncar. É claro que a mãe estava esgotada após o parto dos gêmeos, desta forma, o roncar era justificável.

Vamos lá!Vou citar alguns:

  ü Mal de Alzheimer: Sabemos que é uma doença que compromete a memória e outras funções cognitivas por isso, o risco para desenvolver quem tem apneia do sono, conforme investigação feita pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Segundo a neurologista Dalva Poyares, da Universidade Federal de São Paulo, não só a apneia pode ser responsável pelo mal degenerativo assim como: obesidade e avançar da idade.

  ü Hipertensão: O corpo fica sobre tensão devido ao ronco. ’’A apneia ativa o sistema nervoso simpático que ordena a liberação de adrenalina. Essa descarga promove estreitamento dos vasos, relata o pneumologista Geraldo Lorenzi Filho, do Incor.

  ü Infarto e AVC: Com o aumento do peso, vem a apneia assim como a pressão alta e diabete. Este cenário é ideal par um ataque cardíaco ou um derrame.

Bjs,
Alda de Cássia

 *Imagem: Otorrino Passo fundo